Pinda participa de reunião da “Rota da Luz”

Pindamonhangaba foi representada pela equipe da Secretaria de Cultura e Turismo na reunião da Rota da Luz, realizada, na sexta-feira (13), em Redenção da Serra. A reunião foi feita na antiga Matriz (cidade velha), com a presença de nove cidades que integram o roteiro de 201 km de extensão.
A reunião teve à frente o coordenador de Turismo da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Rodrigo Ramos. De Pinda, participaram o secretário adjunto de Cultura e Turismo da Prefeitura, Ricardo Flores, e o diretor de Turismo, Fabio Vieira. Estavam presentes o deputado estadual Padre Afonso Lobato, representante da CCR Nova Dutra, do Instituto Chão Caipira, da Associação dos Amigos da Rota da Luz, entre outros. “Essa foi uma reunião muito produtiva, onde foram abordados diversos temas para consolidar e melhorar cada vez mais a Rota da Luz, tendo como objetivo a segurança dos turistas que participam desta rota”, explicou Ricardo Flores.

Rota da Luz
A Rota da Luz tem como proposta ser uma jornada de fé, reflexão, contemplação e meditação. Seu trajeto foi concebido para garantir o bem-estar e a segurança dos caminhantes, que antes realizavam suas caminhadas até Aparecida pelo acostamento da vida Dutra (Rodovia de grande movimentação ao qual os caminhantes se submetiam a grandes riscos).
Desta forma, buscou-se um caminho alternativo, são 201 Km de estradas secundárias, passando por 9 municípios paulistas. O caminho é autoguiado e ao final do seu percurso um certificado pode ser emitido.
Para realizar o percurso, o caminhante deverá portar o Passaporte da Rota, através da Impressão comum de um Passaporte na aba “Passaporte” do site. Com o passaporte em mãos, o caminhante deverá dar início ao trajeto, partindo da estação Estudantes em Mogi das Cruzes (ponto inicial da Rota), e seguir o caminho com o apoio do mapa da rota em seu smartphone, disponibilizado pelo aplicativo Caminha São Paulo (na Apple Store e no Google Play), sempre verificando os locais onde encontram-se os carimbos e registrando todos os municípios percorridos.
Ao obter no mínimo três Carimbos em seu passaporte, seja de qual for a cidade, junto ao carimbo final e obrigatório de Aparecida, o caminhante já poderá fazer a retirada do certificado, dirigindo-se a Secretaria de Pastoral, na Basílica de Nossa Senhora Aparecida (último ponto da rota).

  • Encontro ocorreu na antiga Matriz (cidade velha), com a presença de representantes de nove Cidades - Créditos da imagem: Divulgação