Pinda participa do Festival Permanente do Minuto

Pindamonhangaba está participando do Festival Permanente do Minuto. Nesta semana, o Departamento de Cultura da Prefeitura está proporcionando às oficinas de fotografia uma apresentação com os melhores momentos de 2016, para inspirar os alunos a se inscreverem para a edição 2017.
As apresentações são abertas para toda a população. Serão na quinta-feira (25), às 15 horas, na Biblioteca do Araretama; sexta-feira (26), também às 15 horas, na Biblioteca do Castolira; e no sábado (27), às 11h30, na Biblioteca localizada no Bosque.
Festival do Minuto
Criado em 1991, o Festival do Minuto trabalha com a seleção de imagens em movimento – de amadores e profissionais – para o exercício da síntese em trabalhos com duração máxima de 60 segundos. Ele foi o pioneiro no formato no mundo, tendo inspirado a criação de Festivais do Minuto em mais de 50 países.
Ao longo de seus 25 anos, o Festival do Minuto acompanhou a evolução dos vídeos, apoiando o uso de novas tecnologias (como celulares, câmeras portáteis) e conceitos de narrativa, edição, som e imagem. Entre 1991 e 2007, eram recebidos cerca de mil vídeos por ano – por correios – provenientes de mais de 40 países. A curadoria exibia cerca de 5% do material coletado em mostras ao redor do país.
Em 2005, o Festival do Minuto iniciou o processo para se tornar permanente. Em 2007, ele se tornou totalmente online: os realizadores já podiam enviar seus vídeos pela internet e assisti-los em nosso portal. Desde então, o acervo do Festival se expandiu em mais de 500%.
Para isso, todos os meses são lançados diversos temas para que os usuários possam se inspirar na criação de conteúdos. Além disso, anualmente, é realizada a Rede Melhores Minutos. Nela, são exibidos os melhores vídeos do ano em mais de 250 pontos culturais distribuídos no Brasil: cineclubes, bibliotecas, escolas, universidades, museus de imagem e som, entre outros.
Atualmente, o acervo conta com mais de 35 mil vídeos, distribuídos em diversas mostras temáticas. Diretores como a Anna Muylaert, Fernando Meirelles, Tatá Amaral e Beto Brant já passaram pelo Festival.

Imagens: Divulgação
  • O diretor Fernando Meirelles é um dos grandes nomes que já passaram pelo Festival