Pinda participa do “I GESUAS na Estrada”

Pindamonhangaba participou, na última semana, do primeiro “GESUAS na Estrada” em São Paulo, evento itinerante realizado em Caçapava. Por meio de uma tarde de palestras, o foco foi a troca de experiências e levar a gestores e técnicos do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) conteúdos relevantes para sua atuação no dia a dia.
O encontro contou com os palestrantes: Patrícia Ianda, que falou sobre “Os desafios da Gestão e a importância do planejamento no SUAS”; Andréia Fernandes, da Secretaria de Cidadania e Assistência Social de Caçapava, sobre “Vigilância socioassistencial na prática: Case de Caçapava”; Jader Lopes, sobre “Fluxos de atendimento e acompanhamento de usuários nos CRAS e CREAS”; Igor Guadalupe, sobre “Gestão Financeira e Orçamentária do SUAS”.
Contou ainda com a presença de representantes de vários municípios da Região Metropolitana: São José dos Campos, Campos Jordão, Jacareí, Igaratá, entre outros.
De acordo com a secretária adjunta de Assistência Social, Thais Batista do Carmo, “a Assistência Social é organizada em um sistema descentralizado e participativo denominado Sistema Único de Assistência Social (Suas), conforme estabelece a nova Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004). O Suas, implantado em 2005, é um sistema constituído nacionalmente com direção única, caracterizado pela gestão compartilhada e cofinanciamento das ações pelos três entes federados e pelo controle social exercido pelos Conselhos de Assistência Social dos municípios, Estados e União”, explicou.

  • Representantes de Pinda estiveram no evento, em São Paulo