Pinda premia artistas e nomeia cargos do CMC em evento no Palacete 10 de julho

No dia 30 de novembro, o Prêmio Marcelo Denny foi entregue à Raíssa Lorena Corrêa Araújo, em cerimônia no Auditório do Palacete 10 de Julho. O evento foi realizado com o objetivo de entregar o prêmio e nomear cargos do Conselho Municipal de Cultura de Pindamonhangaba. O segundo homenageado com o prêmio, DJ Célio Lopes, receberá seu prêmio no próximo dia 18.
Nomeação do Conselho Municipal de Cultura – Na mesma cerimônia de premiação, houve a Posse do Conselho Municipal de Cultura Biênio 2021-2023, eleição da Diretoria do Conselho Municipal de Cultura Biênio 2021-2023 e indicação dos membros da sociedade civil para o Conselho Diretor do Fundo Municipal de Cultura. Todos se apresentaram e receberam as informações da Lei do Conselho, de seu Regimento Interno e do papel do Conselheiro.
Na ocasião, ficou definido: Presidente do Conselho – Wagner Souza; Vice Presidente – Juliana Vasques; 1ª Secretária – Jurema Freire e 2º Secretário – Gabriel Bicudo. Conselho Diretor do Fundo Municipal de Apoio as Políticas Culturais – Guilherme Barbosa, Jurema Freire e Gabriel Bicudo.

Prêmio Marcelo Denny – Criado em outubro de 2020 a fim de reconhecer toda a contribuição que os artistas têm feito pelo município, o Conselho Municipal de Cultura selecionou dois artistas para receberem o prêmio. A homenagem ocorre anualmente, e seleciona artistas que se destacaram e fizeram contribuições artísticas e culturais ao município de Pindamonhangaba. A seleção foi feita em uma reunião ordinária do Conselho Municipal de Cultura, onde são sugeridos os nomes e feita a eleição para a escolha.

Quem são os homenageados desse ano? – Raissa Lorena Corrêa Araújo, mais conhecida como Pitanga, desde 2013 vem trabalhando intensamente pelas artes cênicas de Pinda, formando novos atores, trazendo prêmios. Já foi oficineira, professora, atriz, encenadora, diretora e jurada. E ela não se limita ao teatro! Também está no audiovisual, nas artes plásticas, na fotografia… É uma militante das artes.
DJ Célio Lopes é um artista que tem todo o seu histórico nas periferias e a chamada arte de rua. Batalhou sempre, mesmo sem a viabilidade necessária para manter a expressão do artista de rua, promovendo, às duras penas, movimentos culturais para fomentar essa variação de expressão. Hoje, ele usa o espaço que conquistou para dar oportunidade para outros artistas, pois conhece a dificuldade de ter um espaço para mostrar seu trabalho.

  • Créditos da imagem: Divulgação