Pinda promove “Fórum de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente”

Colaborou com o
texto: Bruna Silva

O primeiro “Fórum do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente de Pindamonhangaba” aconteceu no auditório da faculdade Anhanguera no dia 24 de agosto.
Com o tema “Avanços e desafios para o fortalecimento do sistema de garantia dos direitos em face da criança e do adolescente”, o fórum foi uma iniciativa da Rede de Proteção Pinda, CMDCA, da Secretaria de Educação e Cultura e do Departamento de Assistência Social, tendo como objetivo o fortalecimento da rede e integração. Cerca de 200 pessoas participaram do momento de debate e de aprendizado sobre direitos da criança e adolescente.
O evento contou com a presença do prefeito, Isael Domingues, e do palestrante e promotor de Justiça do Paraná, José Murillo Digiacomo, que tem atuado junto ao Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente. Digiacomo é também professor na Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná na Pontifícia Universidade Católica. Mestre em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito de Lisboa – com a palestra “Organização da rede de proteção a criança e adolescente e uma série de outras providências”.
Além da presença da palestrante Antônia Márcia Araújo Guerra Urquizo Valdivia – graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; sendo mestre e doutora na área de políticas públicas e movimentos sociais do programa de estudos pós-graduados em serviço social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – com a palestra “Análise da conjuntura sobre ofensiva neoliberal: pistas e rumos para consolidação dos direitos humanos da criança e do adolescente”.
Representantes do Ministério Público também prestigiaram o evento, assim como professores e diretores da Rede Municipal de Ensino, representantes do Cras, Creas e instituições socioassistenciais de Pindamonhangaba e das cidades de: Tremembé, Taubaté, Caçapava, São José dos Campos; Potim e Jacareí.

  • Cerca de 200 pessoas participaram do debate e de aprendizado sobre direitos da criança e adolescente