Pinda promove manhã de debate sobre rede de proteção à mulher

Colaborou com o texto: Bruna Silva
***
Na manhã da última terça-feira (25), a Prefeitura de Pindamonhangaba promoveu o “Primeiro Encontro de Articulação da Rede de Proteção à Mulher”, no auditório da Santa Casa.
A programação, que começou por volta das 8 horas com um coffe break, teve abertura às 8h30 com a diretora de Assistência Social da Prefeitura, Ana Paula Miranda; às 9 horas, houve palestra com o tema: “Atuação criminal da delegacia de direitos da mulher de Pindamonhangaba”, com a delegada Maria Elisabeth Bassi. Às 9h30, palestra: “Violência doméstica e sexual dentro do SUAS”, com a representante da Secretaria de Assistência Social de Jacareí, Nádia. Às 10 horas, palestra: “Reflexão sobre articulação e fortalecimento da rede de proteção à mulher”, ministrada pela promotora de Justiça, Fabíola Sucasas Negrão Covas. Às 10h45, palestra: “Atenção à saúde”, feita pelo dr. Marcos Vinícius, médico da equipe da Saúde da Mulher. Às 11h15, palestra: “A importância da efetivação das políticas públicas”, que foi ministrada por representantes do Conselho da Mulher. O evento contou também com a presença da secretária de Saúde, Valéria dos Santos.
“O encontro tem como objetivo principal fortalecer a rede de atendimento às mulheres vitimizadas, além de sensibilizar os órgãos municipais, como Ministério Público, a Secretaria de Saúde e Assistência Social e os conselhos de direitos específicos da mulher. Visando também o fortalecimento políticas públicas que atendam essa demanda. Nós, gestores, não podemos ficar de olhos fechados para uma realidade que está tão perto de nós. A gente precisa se mobilizar, e o primeiro passo foi este evento. É um evento que a Assistência Social organizou para abrir os caminhos da rede de proteção”, destaca a diretora de Assistência Social da Prefeitura.
Denúncias de agressões físicas, sexuais ou psicológicas devem ser feitas pelo número 180 ou na Delegacia da Mulher.