Pinda promove palestra sobre o movimento das mulheres Yarang

Colaborou com o texto: Victor Gobbo

Na sexta-feira (6), acontece a palestra “Movimento Mulheres Yarang”, com Oreme Ikpeng, acontece no auditório da Faculdade Anhanguera, das 19 às 21 horas. O evento conta com apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba, através da Secretaria Municipal de Educação e da Estação Casa Amarela, de Caçapava.
Na palestra, Oreme Ikpeng, ativista ambiental desde os 16 anos, irá expor todo o propósito de seu trabalho realizado há 10 anos visando o reflorestamento das nascentes do Rio Xingu através do projeto “Rede de Sementes do Xingu”, assim como o apoio às coletoras de sementes nativas do Movimento das Mulheres Yarang, do Mato Grosso.
Serão abordados os seguintes temas: História e cultura do povo Ikpeng; Cultura dos cultivos de roça do povo Ikpeng; Coleta, armazenamento e plantio das sementes nativas; Projeto Rede de Sementes do Xingu; Movimento das Mulheres Yarang.
O Movimento de Mulheres Yarang contribui a uma década na disponibilização de sementes da flora regional na quantidade e na qualidade que o mercado demanda valorizando a floresta nativa e seus usos culturais diversos, gerando renda para agricultores familiares e comunidades indígenas.
Serão 140 vagas e quem tiver interesse de participar, basta enviar um e-mail para a Secretaria Municipal de Educação: greb.setor3@pindamonhangaba.sp.gov.br. A faculdade Anhanguera fica na avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, 3.344.