Pinda realiza campanha do “Janeiro Branco” na praça Monsenhor Marcondes

A Prefeitura de Pindamonhangaba realizará uma campanha do “Janeiro Branco” na praça Monsenhor Marcondes neste sábado (22), entre as 9 horas e meio-dia. No dia, haverá panfletagem na praça, feira e Mercado Municipal, além de faixa nos semáforos.

Também terá escuta psicológica com o Comad, orientação aos pais e atividades para as crianças, auriculoterapia, yoga/alongamento, quick massage (massagem rápida), aferição de pressão e orientações sobre saúde com alunos do Senac.

A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Atenção Especial, reforça que a pessoa que precisar de cuidados ou tratamento de saúde mental pode procurar a unidade de Atenção Básica mais próxima de sua casa. Os CAPs são serviços referenciados, ou seja, o atendimento é realizado via encaminhamento.

De acordo com a articuladora de saúde mental do município, Caroline Alen Rosolem, é importante que todos tenham um olhar para a saúde mental. “As pessoas, normalmente, só se preocupam com sua saúde física e não se atentam para a saúde mental. E é importante ter este cuidado e saber identificar precocemente algum tipo de transtorno, como a ansiedade e a depressão, por exemplo, para buscar um acompanhamento ou mesmo um tratamento, antes que essa situação possa se agravar”, destaca Caroline.

O “Janeiro Branco” é uma campanha ao estilo da Campanha “Outubro Rosa” e da Campanha “Novembro Azul”. O objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a depressão é um transtorno mental caracterizado por tristeza persistente e pela perda de interesse em atividades que normalmente são prazerosas, acompanhadas da incapacidade de realizar atividades diárias, durante pelo menos duas semanas.

Além disso, pessoas com depressão normalmente apresentam vários dos seguintes sintomas: perda de energia, mudanças no apetite, aumento ou redução do sono, ansiedade, perda de concentração, indecisão, inquietude, sensação de que não valem nada, culpa ou desesperança, e pensamentos de suicídio ou de causar danos a si mesmas.

As unidades de atendimento especializado de Pinda são: Ambulatório Saúde Mental (atendimento com encaminhamento) telefone (12) 3550-0029; Caps AD Álcool e outras drogas (sem encaminhamento) Telefone (12) 3550-9989; Caps II (atendimento com encaminhamento) Telefone (12) 3645-9035 e Caps Infantil, localizado na Rua Albuquerque Lins, 245, São Benedito.

 

  • Divulgação