Pinda realiza “Crossfit Inclusivo” em ação do “Agosto Laranja”

Ação de conscientização sobre a esclerose múltipla terá ainda palestra educativa

No mês de conscientização da esclerose múltipla, a Prefeitura de Pindamonhangaba realizará duas ações abertas à população: o “Crossfit Inclusivo” e uma palestra educativa.
A idealizadora do evento, Valéria da Silva Carvalho, que é paciente de EM, explica que a iniciativa é importante, pois o diagnóstico precoce desta doença é fundamental para uma melhor qualidade de vida dos pacientes. “Por ter sintomas muito parecidos com outras enfermidades, a esclerose múltipla não tem um diagnóstico simples. Por este motivo precisamos chamar a atenção das pessoas e dos agentes de saúde para conhecerem mais sobre o assunto”, destacou.
O “Crossfit Inclusivo” acontecerá no dia 26 de agosto, a partir das 9 horas, no Parque da Cidade. O evento tem parceria com a Academia Tayoba, que conta com turmas de crossfit voltadas para pessoas com necessidades especiais, como pacientes de esclerose múltipla. Na ocasião, haverá também a presença de instituições ligadas ao tema, com ações de conscientização e explicação sobre o diagnóstico da doença. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer também estará presente no evento.
A esclerose múltipla é a doença autoimune, do sistema nervoso central, que mais acomete jovens adultos no mundo inteiro. Não se sabe o que causa a EM, e ainda não há cura para ela, mas já existem diversos tratamentos eficazes para a doença. Dentre seus principais sintomas estão: fadiga, problemas de visão (diplopia, neurite óptica, embaçamento), problemas motores (perda de força ou função; perda de equilíbrio), alterações sensoriais (formigamentos, sensação de queimação). A especialidade médica que diagnostica e trata a EM é a neurologia.
No dia 30 de agosto comemora-se o “Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla” desde 2006. Por isso, nesta data, a prefeitura realizará palestra educativa sobre EM, com o dr. Ronaldo Abraham, voltada para agentes de saúde e interessados no assunto. A palestra será no auditório da prefeitura, às 8h30, com entrada gratuita.

  • Evento de crossfit acontecerá no dia 26 de agosto, no Parque da Cidade