Pinda realiza treinamento de pneumologia da Iniciativa Global Contra a Asma

Pindamonhangaba recebeu o treinamento de pneumologia para médicos dos serviços municipais de urgência e para não médicos da rede básica na sexta-feira (26). A ação é parte integrante do programa de “Matriciamento da Pneumologia” que vem sendo realizado no município, há um ano, e conta com a parceria de representantes do Gina (Iniciativa Global Contra a Asma) no Brasil – organização internacional, que promove ações e diferentes locais do mundo visando melhor controle da doença.
Para o evento em Pinda, foram convidados os pneumologistas do Incor (Instituto do Coração), Dr. Rafael Stelmach e Dr. Willian Salibe, além da Dra. Mariah Taube, pneumologista da Rede Municipal. O programa inclui treinamento teórico, atendimento compartilhado entre atenção básica e especializada e discussão de casos clínicos. Seu objetivo é melhorar o cuidado do paciente respiratório crônico no município, inclusive já com bons resultados.
De acordo com a diretora da Secretaria de Saúde, Mariana Freire, ao longo deste ano foi realizado um primeiro ciclo de treinamento dos profissionais, e os efeitos já estão sendo sentidos, como: diminuição das internações por doenças respiratórias; adequação das prescrições médicas, possibilitando tratamento mais rápido e eficiente aos pacientes; atualização dos profissionais de saúde, entre outras.
“Sentimos que a participação de Pinda nesta iniciativa tem produzido efeitos para além da pneumologia, caminhando para uma melhor qualidade de vida dos pacientes de asma, assim como a sempre atualização dos profissionais desta área, sendo médicos ou não médicos”, avaliou a diretora.
A Gina no Brasil – representante da Iniciativa Global para Asma Internacional – é formada por uma legião de voluntários, de vários estados brasileiros, que compõem um conselho, grupos de experts e um comitê executivo. Seu objetivo é divulgar o conhecimento sobre a asma entre os profissionais de saúde e equipe multidisciplinar que atua no tratamento da doença no nosso país, além de oferecer aos pacientes e seus familiares acesso a importantes informações que lhes auxiliem no controle da doença.
Além dos voluntários, a Gina no Brasil conta com associações, empresas, grupos parceiros, que contribuem com recursos humanos, intelectuais ou financeiros para que as atividades sejam realizadas e implementadas. Este trabalho, neste modelo, é desenvolvido em nossa região somente em Pindamonhangaba. Na região metropolitana de São Paulo, São Bernardo do Campo e Santo André também recebem essa intervenção em parceria com o grupo Gina.

  • Capacitação teve como público-alvo profissionais da saúde da cidade