Pinda recebe ações de Semana Regional de Conscientização para erradicação do trabalho infantil

No dia 6 de junho se inicia a Semana Regional de Conscientização. O evento, intitulado de “Ações Estratégicas Para a Erradicação do Trabalho Infantil”, passará pelas cidades de Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Taubaté, São José dos Campos e Jacareí. Realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho 15ª Região, Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), pelo CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), Senac, Prefeitura de São José dos Campos, Prefeitura de Jacareí, o evento conta com apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba, CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de São José dos Campos, de Pindamonhangaba e de Jacareí, do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, e do PETI Pindamonhangaba (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), órgão ligado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura.

A Semana Regional de Conscientização tem o objetivo de promover uma reflexão sobre as estratégias para erradicar o trabalho infantil do país. A programação do evento conta com ações nos municípios de Jacareí, Guaratinguetá, Pindamonhangaba, Taubaté e São José dos Campos, além de exposição itinerante de “Um Mundo Sem Trabalho Infantil”, que passará por todas essas cidades, nos respectivos dias em que estiverem sediando o evento. Os encontros contarão com a participação de juízes, advogados, membros do Ministério Público do Trabalho, professores e integrantes da rede de proteção prioritária da criança e do adolescente do Vale do Paraíba.

No dia 8 de junho, o encontro acontece em Pindamonhangaba, no Senac, das 8 e meia da manhã até meio dia, com entrevista/palestra telepresencial “Não Pule a Infância: A Idade Mínima Para o Trabalho”, com a Coordenadora do Programa de Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho da OIT no Brasil, Maria Claudia Falcão; palestra ‘O combate ao Trabalho Infantil em Tempos de Pandemia”, com o ativista social cofundador dos Comitês de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Conselheiro da UNICEF Brasil, Felipe Caetano; além de depoimento da ex-aprendiz do Senac, Larisse Tauffer Bastos Leite.

De acordo com a diretora de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social de Pindamonhangaba, Vânia Moreira, “esse evento é de grande relevância, uma vez que Pinda possui uma comissão ligada ao Departamento de Proteção Social Especial, a fim de realizar ações do PETI no município”.

Para a secretária de Assistência Social, Ana Paula Miranda, “essa é uma oportunidade da população trabalhar junto dos órgãos públicos para a erradicação do trabalho infantil, a fim de preservar as crianças e que elas tenham seus direitos assegurados”.

Os interessados devem se inscrever por meio do link https://bit.ly/3GFEcUv. Confira a programação completa pelo Instagram do Juizado Especial da Infância e da Adolescência do Vale do Paraíba, @jeia_vale_do_paraiba.

  • Divulgação