Pinda recebe apresentações gratuitas da peça “Sala dos Professores”

Além da peça, o grupo ministra o curso gratuito “Campo de Visão – O sistema de criação da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico”, no Teatro Galpão

Indicado aos prêmios Shell, APCA e Aplauso Brasil em 2016, a tragicomédia “Sala dos Professores”, da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico, ganha uma temporada gratuita de circulação pelo interior paulista. Em Pindamonhangaba, as apresentações acontecem nos dias 23 e 24 de março, no Espaço Cultural – Teatro Galpão, no sábado, às 20h, e no domingo, às 19h.
Além da peça, o grupo ministra o curso gratuito “Campo de Visão – O sistema de criação da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico”, que acontece no mesmo teatro, no domingo, das 14h às 17h. Para participar, os interessados devem ter mais de 16 anos e solicitar a inscrição pelo e-mail cia.elevador@uol.com.br.
A nova temporada da peça e o curso são ações previstas por um projeto contemplado pelo ProAC Edital 2/2018, na categoria de “Circulação de Espetáculo de Teatro”.
Dirigida por Marcelo Lazzaratto, a tragicomédia de Leonardo Cortez mostra o encontro de professores de um colégio particular durante o horário de intervalo. Eles se refugiam da turba estudantil e trocam impressões sobre suas conturbadas vidas pessoais e sobre os massacrantes desafios impostos na rotina escolar. A revolta contra a falta de reconhecimento e as imposições da Sociedade Mantenedora que administra o colégio são os pretextos para que um jogo de revelações seja deflagrado com desdobramentos trágicos.
Para o diretor Marcelo Lazzaratto o texto traz um dos temas mais importantes e necessários, talvez o tema fundamental para nossa sociedade: a educação. “Para isso precisávamos de um autor como Leonardo Cortez, cuja maior qualidade está na precisa construção dos diálogos, de ritmo ágil e perspicácia irônica. Todos os objetivos, as circunstâncias, os personagens e suas relações são pouco a pouco desenvolvidos a partir dinâmica contundente estabelecida pelos diálogos, sua dramaturgia é completamente fundada no cotidiano, e por isso ela é cômica e por isso ela é trágica”, conta Lazzaratto.

Curso grátis

O “Campo de Visão” é uma técnica de treinamento para o ator, desenvolvida há 30 anos por Marcelo Lazzaratto. Como diretor artístico da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico há 19 anos, ele vem, juntamente com os atores, sistematizando essa técnica em processos de treinamento e na construção poética dos espetáculos. Além de ser a base da pesquisa da Cia. Elevador, o método é estrutura central das suas criações cênicas.
O curso é gratuito e acontece sempre aos domingos da temporada, das 14h à 17h no mesmo teatro das apresentações. Será ministrado por um dos integrantes da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico, com coordenação de Marcelo Lazzaratto. Ao todo, serão oferecidas 25 vagas para pessoas a partir de 16 anos e todos os participantes ganharam o livro “Campo de Visão – Exercício e Linguagem Cênica”, de Lazzaratto. As inscrições deverão ser feitas pelo email: cia.elevador@uol.com.br.
Para as apresentações, os ingressos são gratuitos, distribuídos uma hora antes da sessão.
A oficina teatral será no domingo, das 14h às 17h, com 25 vagas para maiores de 16 anos. Inscrições pelo e-mail: cia.elevador@uol.com.br.
O Teatro Galpão fica na Rua Luiza Marcondes de Oliveira, 2750, Campo Alegre.

  • Tragicomédia escrita por Leonardo Cortez cria reflexão sobre a educação a partir dos pontos de vista dos professores de um colégio particular