Pinda recebe Cantos de Leitura

A Novelis realizou nos dias 22 e 29 de outubro a entrega dos Cantos de Leitura em São Paulo, Pindamonhangaba e Santo André. A iniciativa faz parte das ações realizadas por funcionários da empresa e integram atividades globais do Mês de Voluntariado promovido pela Novelis, que acontecem pelo quinto ano consecutivo nos 11 países onde atua. As ações mobilizam profissionais, familiares e demais interessados na busca pela transformação das comunidades, priorizando instituições que promovem a melhoria na qualidade de vida de crianças e adolescentes.
De acordo com a 4ª edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, lançada em março de 2016 pelo Ibope por iniciativa do Instituto Pró-Livro, 44% da população nunca leu um livro. Para mudar esta realidade, o projeto Cantos de Leitura, realizado pela Novelis em parceria com a Rede Educare, visa estimular o contato de crianças, jovens e adultos com a literatura, oferecendo uma programação com atividades lúdicas e possibilitando o acesso gratuito da comunidade ao conhecimento, com empréstimos de livros e rodas de leitura.
Os três espaços selecionados, Casa do Zezinho, em São Paulo, Cidade dos Meninos, em Santo André, e Casa PIA, em Pindamonhangaba, receberam melhorias e reformas com a ajuda de 391 voluntários da Novelis. Para os Cantos de Leitura, foram criados ambientes com mesas, cadeiras e decoração temática. Cada uma das instituições recebeu 1.200 livros novos, de diversos temas. Depois da implementação, os Cantos de Leitura serão geridos pelas respectivas instituições beneficiárias. A Casa do Zezinho também recebeu o Cineco, uma sala especial para a exibição de filmes.
As ações foram realizadas em duas etapas: no dia 22 de outubro em São Paulo e Santo André, e no dia 29 de outubro em Pindamonhangaba.
De acordo com Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul, as ações de voluntariado têm como objetivo transformar as comunidades, com base nos pilares da política de responsabilidade social da Empresa: segurança, educação e reciclagem. “Com os Cantos de Leitura e a sala de cinema, pretendemos criar um espaço de aprendizagem, incentivando o hábito de ler como fonte de conhecimento para o desenvolvimento pessoal e da comunidade como um todo”. A entrega dos três Cantos de Leitura é patrocinada pela Novelis, desenvolvida pela Rede Educare – produtora que atua na criação de projetos sociais e culturais que promovem a leitura e educação a partir da formação de leitores – e foi aprovada pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet.