Pinda recebe cerca de 300 atletas e oito seleções, além do Brasil

Judocas ficam concentrados na cidade para treinamentos até o dia 12 de abril

Após um início de ano recheado de grandes competições como os Grand Slam de Paris, Dusseldorf e Ecaterimburgo, alguns dos principais atletas do judô mundial aproveitaram uma pequena pausa no calendário para virem ao Brasil treinar com a seleção brasileira no Treinamento de Campo Internacional em Pindamonhangaba. A atividade promovida pela Confederação Brasileira de Judô em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil reúne, até o dia 12 de abril, cerca de 300 atletas de nove países.
É a terceira vez que a CBJ realiza esse tipo de concentração na cidade do Vale do Paraíba com participação estrangeira. Neste ano, vieram as seleções da França, Holanda, Alemanha, Bélgica, Croácia, Argentina, Equador e Chile. Em outros anos, passaram por lá as principais estrelas de potências como Rússia e Azerbaijão.
A agenda dos judocas é intensa. Por dia, os atletas fazem duas sessões de treinos de aproximadamentes duas horas cada no dojô com algumas dezenas de lutas ao longo da semana.
“É um treino muito prático. Não tem muita conversa, se podemos dizer assim. É um treino específico para randoris, tanto de ne-waza (luta no chão), quanto tachi-waza (luta em pé), assim como é realizado na Europa.”, detalha Mario Tsutsui, treinador da seleção feminina de judô do Brasil.
Pelo Brasil, foram convocados os principais atletas da seleção Sub-21 e a seleção principal sênior, entre eles atletas como Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Ketleyn Quadros (63kg), Rafael Silva “Baby” (+100kg) e Daniel Cargnin (66kg), que ficaram as duas semanas completas concentrados em Pinda.
Parte da seleção, como a campeã olímpica Rafaela Silva, Maria Portela, Rafael Macedo, Rafael Buzacarini, entre outros, estão competindo os Grand Prix de Tbilisi e Antalya. Mesmo assim, retornarão ao Brasil no dia 09 e participarão dos últimos dias de treinos em Pindamonhangaba.