Pinda recebe “Emcena Brasil” neste fim de semana com diversas atrações culturais

colaborou com o texto
Jennifer Gonçalves

Neste fim de semana, dias 21 e 22, a Praça do Quartel recebe uma extensa programação de atrações culturais gratuitas, das 15 às 21 horas, promovidas pelo “Emcena Brasil” em comemoração aos 41 anos da fábrica da Novelis de Pindamonhangaba.
A Companhia Abaréteatro e a Associação Abaré Arte em Cena realizam diversos projetos e estão comemorando 20 anos com o “Abaré 20 anos Emcena” em busca da democratização cultural levando gratuitamente arte para a população. O projeto Emcena consiste em um palco móvel, utilizando um container adaptado, que leva há 10 anos espetáculos de teatro, circo, música, oficinas, mamulengo, contação de histórias, exposições itinerantes, sessões de curtas-metragens entre outras atrações para diversos estados do país.
Destacando o lema “O artista vai onde o povo está”, o palco já passou por mais de 350 cidades ao longo da sua jornada levando alegria por onde passa, e em Pindamonhangaba não poderia ser diferente: o projeto traz atrações de qualidade e garante muita interação com o público.
“Estes últimos anos de circulação nas mais variadas regiões de norte a sul do país estão sendo muito gratificantes, tanto pela troca de experiências como também pela absorção de conhecimento das tradições e da rica cultura de cada localidade. Depois de milhares de quilômetros rodados, nós estamos, de fato, levando a cultura para onde a população está localizada”, conclui Orlando Moreno, criador e idealizador do projeto.
Buscando ampliar o alcance do evento, o grupo realizará também uma apresentação especial de Teatro de Mamulengo para as crianças da Escola Municipal Professor Alexandre Machado Salgado, nesta sexta-feira (20).
Serão mais de 30 artistas e técnicos com mais de 20 anos de experiências apresentando suas habilidades durante os dois dias de evento, com a estrutura do palco móvel que se assemelha a um teatro convencional levando uma experiência de qualidade para os espectadores.
O projeto é realizado por meio da lei de Incentivo – Lei Rouanet, pela Cia. Abaréteatro, com o patrocínio da Novelis e apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba, através da Secretaria de Educação e Cultura.

  • Sábado terá “Circo de Dois”
  • Público de diversas idades acompanha as apresentações
  • Teatro Mamulengo está entre as atrações
  • Teatro para crianças: “O Reino Bruxólico da Bruxa Serafina Chinfrim”