Pinda recebe exposição itinerante e cursos gratuitos sobre meio ambiente

Nos dias 29 e 30 de agosto, Pindamonhangaba recebe a exposição itinerante “A coleta seletiva e você” com atividades para comunidade, catadores e cooperativas. A exposição faz parte do “Programa de Educação Ambiental do Gasoduto Campinas” – Rio de Janeiro – Etapa ll – Pea Gascar.
A exposição será realizada nos dias 29 de agosto, das 13h30 às 17h30h e 30 de agosto, das 8 às 17h30, no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina. As oficinas também acontecerão no museu, nos mesmos dias.
No dia 29, as oficinas serão abertas à população em geral. Às 13h30, oficina sobre consumo consciente, e às 15h30, sobre reciclagem. Cada uma conta com 25 vagas.
No dia 30, as oficinas da manhã são abertas para as cooperativas de reciclagem, com dez vagas cada. Os temas serão “Mediação de conflitos”, às 8 horas, e “Negociação, vendas e oportunidades de negócio”, às 10 horas.
No mesmo dia, na parte da tarde, serão realizadas as oficinas para catadores individuais, também com 10 vagas cada uma. Os temas serão: “Cooperativismo”, às 13h30; e “Saúde e uso de EPIs”, às 15h30.
Mais informações na Secretaria de Serviços da Prefeitura, telefone 3644-5208.

Sobre o programa

O Pea Gascar tem como proposta contribuir para a melhoria da gestão de resíduos sólidos nos municípios da área de influência do gasoduto Gascar, da NTS- Nova Transportadora do Sudeste e Transpetro, por meio de ações formativas para multiplicadores atuantes nas esferas governamental e não governamental. Desse modo, procura-se que os atores envolvidos – gestores públicos, comunidade, cooperativas e catadores – tenham participação qualificada nos processos de implementação de políticas públicas na temática educação ambiental e resíduos sólidos.
As atividades formativas do Pea Gascar iniciaram em junho de 2017 com o Módulo I – Capacitação dos Gestores Públicos em Resíduos Sólidos contemplando os 33 municípios da faixa de dutos, entre eles Pindamonhangaba. Agora, no Módulo II, serão realizadas ações de educação ambiental junto aos outros públicos, por meio da exposição itinerante “A coleta seletiva e você”, que tem formato interativo, falando sobre os atores envolvidos na coleta seletiva, a rota dos resíduos sólidos, curiosidades sobre os resíduos, e a importância de que todos trabalhem juntos para provocar uma mudança positiva. Será finalizada com uma oficina que abordará, numa linguagem acessível, temas de interesse aos públicos dentro desse assunto.
O Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina fica na rua Marechal Deodoro, 260, centro.

  • Oficinas abertas a cooperativas e à população acontecerão no museu