Pinda recebe palestra “Gestão de Cooperativas” para agricultores familiares

O auditório da Prefeitura de Pindamonhangaba recebe, nesta quinta-feira (8), às 18 horas, a palestra gratuita “Gestão de Cooperativas”, voltada para agricultores familiares de Pindamonhangaba e cidades da região. Essa é a primeira ação para a formação de uma cooperativa de processamento de alimentos orgânicos na cidade.
A palestra é organizada pela Amavap – Associação de Amigos das Serras da Mantiqueira e do Mar e do Vale do Paraíba, e os palestrantes serão Guilherme de Mattos Araújo e José Carlos de Faria Júnior, ambos ligados à Codeagro (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
A Amavap foi criada no final do ano passado, e realiza seu trabalho tendo como base quatro pilares: apoio ao meio ambiente, apoio ao turismo sustentável, apoio ao patrimônio cultural e histórico e o desenvolvimento rural sustentável, cuja coordenadoria está organizando este evento.
“Em setembro, realizamos um dia de campo sobre tomate orgânico e, na ocasião, pudemos apresentar o trabalho e a proposta da criação da cooperativa. No total, já contamos com 22 agricultores orgânicos interessados em fazer parte desta cooperativa e a palestra do dia 8 será a primeira das ações”, explicou o coordenador da Amavap, o agricultor orgânico e biológico, Marcos Cesar Soares. “Desde o início, contamos com o apoio da Codeagro e do Governo do Estado e, agora, estamos nos estruturando para realizarmos um trabalho em conjunto com a Prefeitura de Pindamonhangaba, já que os produtores familiares da cidade serão o foco da cooperativa, que também poderá contar com integrantes das cidades da região”, explicou.
Após a palestra, os próximos passos serão, já para janeiro de 2019, a realização de uma capacitação do Programa de Desenvolvimento Rural de Base (PDRB), para famílias menos favorecidas que plantam e não têm condições de acesso a financiamentos. Também para janeiro, está prevista a realização de seis cursos de capacitação, tendo temas como morangos orgânicos, entre outros.

  • Foco de discussão do workshop será alimentos orgânicos