Pinda recebe prêmio por redução da sífilis congênita no município

O Setor de Infectologia da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba recebeu, na terça-feira (22), o “1º Prêmio de Redução da Taxa de Incidência de Sífilis Congênita” e aumento na taxa de detecção sífilis na gestante. O município reduziu em 82% a sífilis congênita e 21% na gestante em relação aos anos de 2016-2017.
O município esteve entre as duas cidades da região (Pindamonhangaba e Guaratinguetá) a receberem o prêmio “Luiza Matida”, in memoriam, médica coordenadora na elaboração e implantação de políticas públicas e estratégias para a Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis do Programa Estadual de DST/Aids.
“Este resultado só foi possível devido à integração nas unidades de saúde do município, sobretudo, no setor de infectologia no empenho e dedicação no acolhimento e tratamento dos pacientes”, explicou o diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana.
Sífilis é uma infecção sexualmente transmissível, podendo também ser transmitida para a criança durante a gestação ou parto, se dividir em 3 etapas que variam em decorrência do não tratamento adequado.
O tratamento é realizado a base de penicilina e evolui sem complicações quando tratado, porém quando não, pode progredir para problemas neurológicos, tais como AVC, demência, surdez, problemas de visão.
O diagnóstico é realizado por exames laboratoriais e sinais clínicos a depender do estágio da doença variando de feridas indolores no local da infecção a problemas neurológicos comprometendo a qualidade e de vida do paciente.