Pinda recebe seminário “Repensando o Patrimônio” neste fim de semana

Colaborou com o texto: Bruna Silva
Unido às celebrações do Dia Nacional do Patrimônio Histórico, acontece a partir desta sexta-feira (17), o projeto “Seminário de Patrimônio” na cidade, com o tema “Repensando o Patrimônio”, às 9 horas, na Faculdade Anhanguera. O programa é resultado da parceria do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Cultural, Ambiental e Arquitetônico do Município de Pindamonhangaba com apoio da Prefeitura.
De acordo com os organizadores, o intuito é resgatar o valor do patrimônio entendendo os conceitos de tombamentos, preservação entre outras questões. Patrimônio é tudo aquilo que pertence a uma região, com isso, a intenção é mostrar a importância desse elemento para a nossa cidade, para que as gerações futuras consigam, assim, conhecer o passado, tradições, história e os costumes de Pindamonhangaba, concretizando desta forma a cultura regional, a identidade de seu povo.
A palestra “Cultura da Paisagem” começa às 9h30, com o doutor André Bazzanella, do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), tendo intervalo às 10h15. Em seguida inicia-se a palestra “Preservações do Vale”, com a doutora Lívia Vierno, às 10h30, havendo pausa para o almoço às 12 horas.
Durante a tarde, ocorrerá a Oficina de Patrimônio, feita pela UPPH (Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico), terá sua abertura às 13h30 com o doutor José Antonio Zagato. O intervalo está marcado para às 15h15 com retomada da programação às 15h30 com a palestra “O patrimônio sacro do Vale do Paraíba”, que será abordado pelo professor Percival Tirapelli.
No sábado (18), às 9 horas, haverá visita monitorada aos prédios tombados: Palacete 10 de Julho, Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, Igreja São José e Palacete Tiradentes. O ponto de encontro será no Palacete 10 de Julho.
O evento é gratuito e aberto a todos que estiverem interessados no assunto. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone do 3642-1080, ou indo até o Departamento de Cultura que está localizado na rua Deputado Claro César, 33 – centro.

  • Programação incluirá visita ao Museu Histórico e Pedagógico da cidade