Pinda retoma vacinação da segunda dose contra Covid-19

A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba está informando a população que retoma nesta semana o cronograma de vacinação da segunda dose para quem está com a data agendada em sua carteira de vacinação. O retorno da imunização acontece nesta terça-feira (9). Com o objetivo de evitar aglomeração a Prefeitura informa que a vacinação será alternada conforme a data de nascimento.
Os nascidos em dia par serão vacinados de manhã na terça-feira e a tarde na quarta-feira. Quem nasceu em dia ímpar será vacinado no período da tarde na terça-feira e de manhã na quarta-feira. A Secretaria de Saúde reorganizou os espaços de vacinação e ampliou o ambiente de espera para facilitar o distanciamento social.
Os locais de vacinação da segunda dose são: CIAF / Saúde da Mulher, CISAS em Moreira César, UBS Terra dos Ipês II e nas unidades de saúde do Cidade Nova e Nova Esperança (Araretama). De manhã a vacinação acontece das 8h30 às 11h30 e no período da tarde das 13h30 às 16h.
O público agendado para a segunda dose na última sexta-feira (5) poderá comparecer nesta semana. A Prefeitura informa que as doses para esse público estão asseguradas e, portanto, não há necessidade de movimentação imediata.
“A carteirinha já determina a data provável para a vacinação. Não tem problema deixar para o dia seguinte pois a segunda dose da Coronavac está assegurada até 28 dias da primeira dose. Pedimos a compreensão de todos”, afirmou a secretária adjunta de Saúde, Mariana Prado Freire.

Primeira dose
Para a vacinação da primeira dose para os idosos o cronograma atual está liberado para quem tem 77 anos ou mais. O processo prossegue exclusivamente na parte da manhã (8h30 às 11h30), sempre no CIAF / Saúde da Mulher, CISAS em Moreira César, UBS Terra dos Ipês II e nas unidades de saúde do Cidade Nova e Nova Esperança (Araretama).
Caso algum idoso não tenha tomado a primeira dose na ocasião anunciada, pode procurar os postos de vacinação para receber a imunização.

Pré-Cadastro
Para os idosos que irão tomar a vacina pela primeira vez é possível adiantar o processo de cadastramento preenchendo através do link https://www.vacinaja.sp.gov.br/ – acessando o espaço “Pré-cadastro”.
“Quem fizer antes, o procedimento na hora de tomar vacina será mais rápido. A intenção é agilizar o atendimento. Quem não conseguir realizar também irá tomar a vacina”, explicou Mariana.

Próximo grupo
O município ainda não tem a previsão de chegada de vacina para o público com faixa etária de 60 a 76 anos e informa que comunicará pelas redes sociais assim que receber. O ritmo de vacinação é determinado conforme o envio dos lotes de vacina pelo Estado. Cabe ao município fazer a correta aplicação, segundo os grupos prioritários já identificados em cada lote recebido.
Até a manhã desta segunda-feira (8) Pindamonhangaba já tinha aplicado 10.254 doses de vacina contra a covid-19, sendo 7.204 primeiras doses e 3.050 segundas doses.

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação