Pinda terá ponto de apoio aos romeiros

Pindamonhangaba terá dois locais de acolhimento aos romeiros que seguem a pé ou de bicicleta até Aparecida pela estrada do Piracuama e pela rodovia SP-62, para às comemorações dos 300 anos de aparição de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul.
O projeto “Amigos dos Romeiros” é uma iniciativa gerada pela parceria entre o Fundo Social de Solidariedade do município, a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Subprefeitura de Moreira César, e a igreja Adventista.
A partir das 8 horas de terça-feira (10), até as 8 horas de quinta-feira (12), voluntários das três instituições estarão 24 horas a postos para acolher os devotos, com água, frutas, bacia com gelo, colchonetes, aferição de pressão, mesas e cadeiras, além de banheiros químicos.
O ponto de apoio será montado na área verde próxima à estátua do Guardião de Moreira César, na altura do bairro Mantiqueira. Inicialmente, o grupo está preparado para atender mil pessoas, podendo estender este número, caso haja necessidade.
Nos dias 10, 11, 13, 14 e 15, a partir das 7 horas, a equipe do Departamento de Turismo da Prefeitura estará em outro ponto de apoio aos romeiros: na Estrada do Piracuama, com distribuição de água, frutas e material turístico da cidade.
Pindamonhangaba recebe milhares de romeiros todos os anos, mas devido às comemorações dos 300 anos, a previsão é que este número seja maior, principalmente nos dias que antecedem a data, 12 de outubro. A cidade faz parte, ainda, de duas rotas turísticas de peregrinação: a Rota da Luz – desenvolvida pelo governo do Estado de São Paulo – e o Caminho da Fé, que passa pela estrada do Piracuama.
Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Pindamonhangaba, Cláudia Vieira Domingues, as iniciativas são, antes de tudo, uma prova de amor ao próximo. “Independentemente de religião, todos os voluntários são bem-vindos a participarem com a gente deste gesto de solidariedade e respeito com o próximo, com o romeiro que muitas vezes está caminhando há dias, e terá neste ponto de apoio um momento de conforto e de incentivo para trilhar os quilômetros finais até a Basílica”, afirmou.

  • Milhares de romeiros com destino à Basílica Nacional de Aparecida atravessam Pindamonhangaba pelo Caminho da Fé e pela Rota da luz