Pinda terá “Sábado da Saúde” com exames de eletro, preventivo, vacinação e orientações

A Prefeitura de Pindamonhangaba promoverá o “Sábado da Saúde” no dia 16 com diversas ações voltadas para a área.
Haverá campanha de multivacinação, incluindo Covid-19, exames de eletrocardiograma, exames preventivos, instrução nutricional, orientações sobre cânceres, dicas e ações e beleza, saúde e direitos das mulheres, dentre outras.
De acordo com a secretária de Saúde, Ana Claudia Macedo, a ideia nasceu para reunir diversos serviços do segmento em um único dia em vários pontos da cidade. “Vamos fazer o “Sábado da Saúde”, com atividades em vários bairros, beneficiando milhares de pessoas com ações para muitos públicos. Desta forma, potencializamos os trabalhos de saúde e contribuímos ainda mais com tratamento e prevenção de doenças”.

Multivacinação, incluindo Covid-19
Será das 8 às 12 horas para imunização de crianças e jovens com idade inferior a 15 anos e que estão com vacinas do calendário regular atrasadas.
Serão aplicados vários tipos de vacinas (hepatite a, hepatite b, poliomielite, rotavírus humano, pentavalente, difteria/tétano /pertussis (dtp), pneumo 10 valente, meningo c, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela e hpv), protegendo contra doenças e melhorando a coberturas vacinais que têm oscilado nos últimos anos em todo o País.
Além disso, haverá repescagem para vacinação contra Covid-19 às pessoas que possuem 18 anos ou mais e ainda não receberam o imunizante.
A multivacinação vai ocorrer no ESF Castolira, PSF Bem Viver, Ciaf (sala de vacinas), PSF Feital e UBS Ipê 2.
No Ciaf e no Cisas haverá vacinação contra Covid-19.
A ideia é aproveitar a data para atualizar o calendário de vacinas. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, seis a cada 10 crianças e adolescentes que compareceram aos postos desde o dia 1º de outubro estavam com vacinas atrasadas. É o que mostra o balanço das duas primeiras semanas da campanha de multivacinação, focada na atualização em carteirinhas desde recém-nascidos até adolescentes menores de 15 anos.
Atenção: Os pais de crianças e adolescentes devem levar a caderneta de vacinação dos filhos.
No caso de Covid-19, o interessado leve um documento de identificação (RG ou CPF), comprovante de endereço e o termo de vacinação preenchido (disponibilizado no site da Prefeitura).

Exames preventivos na Praça Monsenhor Marcondes e Feital
O “Sábado da Saúde” também contará com exames preventivos de livre demanda no Ônibus da Saúde, na Praça Monsenhor Marcondes, das 8h30 às 12h30, e no PSF Feital, das 13 às 16 horas.
Na praça, além dos exames, a ação que faz parte da “Campanha Outubro Rosa” e ainda terá orientação sobre câncer de mama e câncer de ovário, aferição arterial, circunferência abdominal, acompanhamento nutricional, dentre outros em parceria com o Colégio Tableau.
A praça ainda receberá cortes de cabelo, designer de sobrancelhas, massagem e maquiagem para mulheres, em parceria com Instituto Embeleze e profissionais Laíse Coelho e Emiliana da Marykey.
O “Outubro Rosa! ainda terá orientação jurídica sobre ‘Direitos das Mulheres’, com membros da OAB, Cepan, CMDM, Comad, Delegacia da Mulher e ações educativas com equipe do IA3, Fasc e Gerdau.

Eletrocardiograma para pacientes da fila do SisReg em quatro bairros
Outra iniciativa de Pindamonhangaba no sábado (16) serão os exames de eletrocardiograma, das 8 às 12 horas, para pacientes que estão aguardando pelo Sistema SisReg.
Os exames serão realizados no Ciaf, Cisas Moreira César, UBS Ipê 2 e UBS Bem Viver.
Todos os pacientes que serão atendidos foram comunicados pela Secretaria de Saúde para comparecer em determinado local e horário.

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação