Pinda vai testar mais 10 mil pessoas para Covid-19 e terá diagnóstico do avanço da doença

A Prefeitura de Pindamonhangaba recebeu a doação de 10.000 testes rápidos para detecção de antígenos IGG e IGM de Covid-19, dia 13 de agosto, doados pela empresa Exsa Urbanismo.
Os testes devem começar a ser realizados na população até o fim de agosto. Nos próximos dias haverá um link para cadastro voluntário no site da Prefeitura, por meio do qual os interessados farão cadastro e serão informados sobre dia, horário e local da coleta.
Serão três pontos estratégicos (Ciaf; Shopping Pátio Pinda e Zito), pois facilita o acesso da população e são áreas abertas. Com essa organização, o município evita aglomerações e realiza o procedimento com mais agilidade.
De acordo com a secretária de Saúde, Valéria dos Santos, serão realizados 500 testes por dia e serão levantados dados cadastrais, idade, sexo, relato de sintomas gripais e contato com comunicante positivo. “Os dados serão analisados para contribuir na análise epidemiológica do avanço da pandemia. Além disso, as pessoas que tiverem resultado positivo serão encaminhadas imediatamente para o gripário mais próximo, para início do tratamento e raio-X pulmonar. Deste modo, contribuímos para a plena recuperação da pessoa e poderemos detectar casos mais graves, que precisam de tratamentos mais complexos. Isso vai reduzir a possibilidade de complicação da doença e frear o avanço”.
O prefeito Isael Domingues agradeceu a Exsa pela doação e disse que com os 10 mil testes de agora, Pinda chegará a 17 mil testes – cerca de 10% da população. “O diagnóstico é fundamental para amostragem e mapeamento da cidade. Já tivemos um grande trabalho desenvolvido pela pneumologista Mariah Prata, a coordenadora técnica do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, com dados de 500 pacientes. Agora, com mais esses 10 mil testes teremos um diagnóstico ainda mais complexo da pandemia no município. Essas informações nos darão parâmetro mais preciso para atuarmos no combate à doença”.
O prefeito ressaltou que, embora a taxa de letalidade esteja baixa no município, uma morte a cada 26 infectados, é dever do poder público agir para reduzir os índices. “No Brasil há uma morte a cada 22 casos. Em Pinda o dado está na faixa de uma a cada 26 contaminações. Quando testamos um grande percentual da população teremos índices mais precisos, que vão nos nortear tanto para enfrentamento ao avanço quanto sobre informações dos pacientes, fazendo com que tenhamos um tratamento mais eficiente”.
O diretor da Exsa, Arnaldo Mazeto, representando o presidente do grupo, Durval Somboni, ressaltou que a Prefeitura é uma grande parceira e a Exsa está à disposição para contribuir com o município, especialmente neste momento de pandemia.
A cerimônia ainda contou com a presença do vereador Carlos Eduardo de Moura – Magrão, que afirmou que os teste são ferramentas importantes para o diagnóstico do município.

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação