Pindamonhangaba conta com novas vagas do Novotec para 2021

São novas vagas gratuitas que garantem, ao final de três anos, o diploma de conclusão do médio com habilitação em área técnica para os alunos da rede estadual

O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (7) a oferta de novas vagas para cursos técnicos gratuitos do programa Novotec Integrado em Pindamonhangaba. A modalidade permite que os estudantes cursem o ensino médio integrado ao técnico na mesma escola e no mesmo turno. No total, 241 municípios das 16 regiões administrativas do estado receberão turmas do programa. Essa é a maior expansão do ensino técnico integrado ao médio da história de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Centro Paula Souza e Secretaria de Educação.
Em Pinda, as novas vagas são para os cursos de Serviços Jurídicos na Escola Prof. José Pinto Marcondes Pestana; e Administração e Informática para Internet na Escola Prof. Wilson Pires.
Os cursos selecionados para cada município foram definidos em conjunto com as escolas estaduais e Etecs e contemplam o interesse dos estudantes e as demandas do mercado de trabalho. Ao final dos três anos, os alunos sairão com habilitação técnica em uma área específica.
O programa Novotec é voltado aos estudantes do ensino médio na rede pública e oferece cursos técnicos e de qualificação profissional para conectar essa etapa da educação com o mercado de trabalho. Os cursos do Novotec Integrado se iniciam no ano letivo de 2021, seguindo o calendário da Secretaria de Educação. A duração é de 3 anos, com conclusão no final de 2023.
Nesta modalidade de ensino os jovens fazem as disciplinas acadêmicas com professores da Secretaria de Educação e a carga horária técnica com professores do Centro Paula Souza ou de outros fornecedores de ensino profissionalizante contratados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. As aulas ocorrerão na mesma escola que a parte acadêmica de formação básica. O Centro Paula Souza, autarquia que faz a gestão das Etecs e Fatecs, é o responsável por elaborar os planos de curso de todas as turmas.

Como se inscrever

Estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede estadual, municipal e privada podem se inscrever gratuitamente nos cursos. Não há prova de vestibulinho para essa modalidade.
Para participar, o aluno deve demonstrar interesse no ato da rematrícula da Secretaria de Educação, que acontece na própria escola, no aplicativo Minha Escola SP ou no site da Secretaria Escolar Digital.
O período de interesse foi dividido em duas etapas: os alunos que hoje já estão na rede estadual e municipal devem se inscrever até o dia 16 de outubro. Já para os estudantes que, atualmente, estudam na rede privada, o período de inscrição será até 30 de outubro. A preferência pelas vagas será dada aos estudantes que residem mais próximo das unidades escolares que receberão o Novotec Integrado.

  • Alunos do 9º ano do ensino fundamental da rede estadual, municipal e privada estão habilitados a se inscrever nos cursos, que são gratuitos. Não há vestibulinho para essa modalidade de ensino - Créditos da imagem: Divulgação