Pindamonhangaba continua na luta contra a dengue

A Secretaria de Saúde da Prefeitura alerta quanto aos casos positivos para dengue na cidade, os casos vêm crescendo acentuadamente e para frear este avanço é necessária a participação da população.
Segundo o diretor do Departamento de Proteção aos Riscos à Saúde Pública, Rafael Lamana, o município acumula 380 casos confirmados para dengue, 17 vezes maior que o mesmo período de 2019. Tivemos um acréscimo de 1.727% nos casos registrados em 2019, este é um número alarmante, considerando, ainda, o novo sorotipo circulante na cidade, o DEN 2.
Com a transposição da linha de corte estabelecida pelo do governo do estado de 252 casos positivos autóctones, a cidade se torna em epidemia e é suspensa a realização dos testes de sorologia pelo IAL – Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência do estado de São Paulo. Contudo a municipalidade continua a realizar os testes com intuito dar melhor assistência aos munícipes no diagnóstico e tratamento adequado.
A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde vem adotando medidas para combater o alastre da dengue, lançando mão da intensificação de visita casa a casa, retirada de materiais inservíveis que possam acumular água, e por fim, o carro fumacê.
O carro fumacê, popularmente conhecido, é utilizado somente após a avaliação técnica dos dados epidemiológicos do bairro, por exemplo, e ainda precede de um trabalho de remoção de possíveis criadouros, do aviso e remoção das pessoas e animais de estimação de seus imóveis.
“O fumacê, tem em sua composição veneno e não deve ser pedido e realizado sem critérios sob pena de causar mal à saúde coletiva, visto que todos os anos temos que aumentar a dosagem do veneno considerando a resistência dos mosquitos e tenho a sua eficiência somente nos mosquitos vivos. Aqueles ainda a eclodir nos criadouros serão novos vetores”, afirma Lamana.
A eliminação do criadouro é a melhor maneira de se combater a epidemia, assim não se tem larva, não se tem mosquito e consequentemente não tem transmissão.