Pindamonhangaba é destaque estadual na prevenção e combate ao HIV

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba recebeu destaque do Centro de
Referência de Tratamento DST/ Aids do Governo do Estado de São Paulo por proporcionar unidades volantes para a realização de teste rápido para o diagnóstico HIV/Aids e Sífilis.
A menção do Governo do Estado ocorreu em sua página virtual na rede social e se refere ao período da “Campanha Fique Sabendo” (2 a 7 de dezembro), em celebração ao Dia Mundial de Combate à Aids (1º de dezembro).
A campanha consiste na abordagem aos cidadãos que buscam informações sobre as doenças ou que se deparam com uma situação de risco, prática de sexo sem preservativo, compartilhamento de seringas, uso de material perfurocortante contaminado, acidentes de saúde, entre outros.
“Os testes são realizados nas unidades volantes com a entrega do resultado na mesma hora ao cidadão. Caso seja positivo, um exame sangue mais detalhado é realizado com intuito confirmatório”, explica o diretor de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana.
Se for ratificado o diagnóstico, “o paciente é encaminhado ao setor de infectologia, que possui profissionais habilitados e capacitados para a realização de acolhimento e acompanhamento do tratamento”, completou Lamana.
Além disso, a campanha tem objetivo de conscientizar para combater o preconceito e explicar à população sobre atos que não transmitem o vírus HIV, como abraço, aperto de mão, beijo no rosto ou na boca, suor, lágrima, picada de inseto, assento de transporte coletivo e outras situações.
“É importante essa orientação às pessoas porque conseguimos alertar sobre os meios de contaminação e também sobre ações do dia a dia que não levam ao contágio da doença – e assim ainda combatemos o preconceito”, finalizou Rafael Lamana.

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Unidades volantes realizam testes com resultado no local - Créditos da imagem: Divulgação