Pindamonhangaba fecha 2022 com queda nos índices de criminalidade

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo fechou recentemente os índices de criminalidade de 2022 e no comparativo com 2021, Pindamonhangaba conseguiu reduzir seus indicadores.

O número de homicídios que no primeiro semestre de 2022 registrou acentuada elevação também fechou o ano em queda. Foram registrados no ano passado 26 homicídios contra 29 no mesmo período do ano anterior. “Em que pese a maioria dos homicídios estar relacionado a ocorrências de tráfico de drogas, era um indicador que nos preocupava. No primeiro semestre do ano passado foram concentradas as ocorrências com 20 homicídios, porém no segundo semestre a situação ficou mais administrável com apenas seis ocorrências, sendo que novembro e dezembro não registramos nenhum caso”, explicou o secretário de Segurança, Fabrício Pereira.

O número de tentativas de homicídio, roubos e furtos também registraram queda, conforme aponta o quadro abaixo.
Em 2022, o município não registrou nenhum latrocínio (roubo seguido de morte) e nenhuma ocorrência de roubo a banco.

Os números demonstram que a política de segurança pública em Pindamonhangaba vem sendo conduzida de forma positiva. A integração da Polícia Militar e Civil com a nossa Guarda Civil Metropolitana está sendo muito importante na condução do trabalho. Nosso Centro de Segurança Integrada vem coibindo muitos delitos diariamente e em muitos casos nossas câmeras são essenciais na colaboração da investigação, identificando e prendendo autores de crimes”, afirmou Fabrício.

Para a comandante da Polícia Militar no município, Cap. Lucimeire Jerônymo, o resultado é fruto do foco adotado pela PM que priorizou as áreas de tráfico de drogas, realizando um trabalho preventivo com ações e operações para evitar ocorrência de homicídio.

Tivemos esse bom êxito pois intensificamos o policiamento e desenvolvemos inúmeras ações e operações com reforço do BAEP e também em conjunto com a GCM e Setor de Posturas da Prefeitura, fiscalizando estabelecimentos comerciais que traziam mais conflitos. Tudo isso aliado ao monitoramento de câmeras e serviços de inteligência nos trouxe os bons resultados”, ressaltou a comandante.

  • O município não registrou nenhum latrocínio (roubo seguido de morte) e nenhuma ocorrência de roubo a banco em 2022