Pindamonhangaba inicia “Campanha de Vacinação contra o Sarampo”

Pindamonhangaba inicia, na segunda-feira (7), a “Campanha de Vacinação contra o Sarampo”. A campanha será realizada em duas etapas: de 7 a 25 de outubro, destinada às crianças de 6 meses a menores de 5 anos; de 18 a 30 de novembro, a adultos na faixa etária de 20 a 29 anos.
Todas as unidades básicas saúde do município estarão, diariamente, vacinando no horário 8 às 16h30, com intervalo de almoço das 11h30 às 13 horas.
Em ambas as etapas, terão os Dias “D” que ocorrerão em dois sábados, 19 de outubro e 30 de novembro, das 8 às 17h nos seguintes locais: Ciaf, Nova Esperança, Praça Monsenhor Marcondes (8 às 16 horas), Cidade Nova, Cisas, Vila São Benedito e Shopping Pátio Pinda (10 às 17 horas).
A campanha tem por objetivo promover a vacinação, principalmente a este público alvo que está mais suscetível a adquirir a doença, lembrando que a vacina contra o sarampo já faz parte do calendário anual de imunização e encontra-se disponível nas unidades de saúde vacinantes no município.

Casos em Pinda

Atualmente, o município possui 8 casos confirmados e 21 sob investigação. “Em 2016, o Brasil recebeu da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo, e perdeu em 2018 por não ter conseguido quebrar a cadeia de circulação do vírus em um período de 12 meses e certamente isto se deu em decorrência da baixa cobertura vacinal, ou seja, se a população não aderir a vacina é praticamente impossível eliminar a doença de nosso meio”, afirma o diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos a Saúde, Rafael Lamana.

  • Todas as unidades básicas de saúde estarão, diariamente, vacinando no horário 8h às 16h30