Pindamonhangaba leva o Brasil para o topo do ranking de reciclagem desde 2001

O que é reciclar para você? Para o Projeto Vira Lata, da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Pindamonhangaba, o processo de reciclar latinhas tem um contexto pedagógico que gera muitos benefícios no desenvolvimento dos alunos. Para a empresa Tekoha Brasil, o lixo se transforma em matéria prima gerando renda e auxiliando na preservação do meio ambiente. E para o nosso município, a reutilização do lixo foi responsável por fazer de Pindamonhangaba, a “Capital da Reciclagem do Alumínio”, segundo a ABAL (Associação Brasileira de Alumínio). 

De acordo com a Abralatas (Associação Brasileira de Fabricantes de Latas de Alumínio), o índice de reciclagem de alumínio para bebidas atingiu 98,4%, o que mantém o Brasil na liderança mundial desde 2001. A empresa Novelis é responsável por 70% deste índice e umas de suas unidades, instalada em Pindamonhangaba, é capaz de reciclar 390 mil toneladas de alumínio por ano. Por isso, o setor de Pinda é considerado o “coração dos negócios” pela Novelis da America do Sul. “A unidade da Novelis em Pindamonhangaba é considerada hoje o maior centro de laminação e reciclagem de alumínio da América do Sul”, declara a porta-voz da Novelis, Eunice Lima – diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul. 

Trajetória Econômica 

Pindamonhangaba é a “Capital da Reciclagem” devido aos 18 bilhões de latinhas recicladas ao ano. E esse número representa 70% dos 98,4% das latas reaproveitadas no Brasil todo. Iniciativas como o “Vira Lata” da APAE, e a atividade da “Tekoha Brasil” são exemplos de ideias que surgiram do processo de reciclar em benefícios econômicos e sociais para o município. 

Projeto Vira Lata 

Procurar, pegar, juntar, limpar e amassar. São pequenas palavras, mas que na prática são necessárias grandes atitudes para se obter valor. 

E foi isso que o projeto Vira Lata, da APAE de Pindamonhangaba, escolheu fazer. Por meio da reciclagem, no ano de 2016, mais de 150 alunos da instituição, dos setores escolar e bem viver, participaram de atividades recreativas em shopping, chácara e viagem para Ubatuba. E esses passeios foram resultado das mais de 50 mil latinhas de alumínio recolhidas durante o ano inteiro. 

A iniciativa surgiu aproveitando o contexto da cidade de Pindamonhangaba como sendo a Capital da Reciclagem.

O objetivo do “Vira Lata” é promover geração de recursos através da reciclagem de latinhas no município, tomando como princípio básico as questões ambiental, social e econômica. As latinhas são acumuladas por meio de trabalho realizado pelos professores na sala de aula, por intermédio de associados envolvidos e também através de eventos em que os próprios alunos recolhem as latinhas descartadas. 

As viagens e os passeios conquistados pelo processo de reciclar não é o único resultado deste trabalho não. “O processo de guardar, contar as latinhas e de amassá-las tem um contexto pedagógico: não é só em função do dinheiro, mas principalmente da educação”, explica a responsável pelo projeto, a coordenadora Erica Cristina Camilo Jacob. “A gente trabalha várias atividades com eles por meio do projeto. Entre elas o meio ambiente, a higiene, a matemática e o que a reciclagem gera para nós também”, declara a professora da Instituição, Fátima Scott. 

O processo de reciclar faz com que a metodologia do projeto envolva também a grade curricular dos alunos com a matemática. Já que com o incentivo dos professores, em uma planilha são registradas as contagens realizadas diariamente das latinhas em que os alunos recolhem em suas respectivas residências. E para os estudantes com paralisia Cerebral, o exercício é realizado quando eles amassam as latinhas num processo cognitivo e motor. 

“Eu me sinto muito bem quando estou ajudando o projeto Vira Lata”, concluí Pedro Danilo, que é ex-aluno da APAE de Pindamonhangaba, mas que contribuiu para o projeto na última Feira da Fraternidade, recolhendo as latinhas descartadas. “O aluno Cadu, destacou que viu o latão lá na feira, e contou para os que não foram que ele jogou a latinha lá no latão do projeto. Só que o detalhe é que ele é deficiente visual e enxerga pouco”, acrescenta a professora, Fátima Scott. 

 

Tekoha Brasil 

A Tekoha Brasil é uma empresa de Pindamonhangaba que produz camisetas com produtos sustentáveis. Podendo ser malhas extraídas do algodão e de garrafas pet. A empresa foi idealizada por Cleide Machado e por Marcela Guimarães ao perceberem o contexto da cidade como sendo a ‘Capital da Reciclagem’. “Quando estávamos estudando para começar a empresa eu pensei que se não desse certo aqui, não daria em nenhum outro lugar”, conta a empreendedora Cleide. 

As empreendedoras investem na sustentabilidade durante todo o processo de produção das camisetas, que são artesanais devido à produção ser 100% manual. Até mesmo os restos de tecidos, se transformam em diferentes tipos de acessórios. “Até hoje nós não jogamos nada no lixo”, afirma Cleide e revela ainda sua grande preocupação em manter a sustentabilidade em todo o processo. “Não é só a moda, mas sim o que você vai usar para que seja uma matéria prima sustentável, porém que tenha uma cadeia inteira sustentável”. 

Trabalhar com sustentabilidade não é fácil, já que fazer do lixo uma matéria prima, persiste em um longo processo. E a empresa Tekoha Brasil surpreende com a maneira criativa de fazer este trabalho. A criatividade é revelada desde o estudo para produzir tintas para estampar as camisetas com produtos naturais, até no tecido, que são feitos de garrafas pet e algodão. “A economia criativa é usar de forma sustentável um recurso ecologicamente correto e com criatividade para valorizar o que é feito na cidade também”, explica Cleide. 

A missão das empreendedoras de valorizar os artistas da região é revelada na arte estampada nas camisetas com fotos dos pontos atrativos da cidade. O intuito é aproveitar a oportunidade que as camisetas oferecem de expressar ideias e conceitos e fazer delas uma “galeria itinerante” para artistas da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte. 

Além das camisetas, Marcela e Cleide idealizaram a “Tekoha Brasil Moda Sustentável”, que comercializa acessórios com materiais reaproveitados, como anéis e brincos de vidro reciclado. Toda essa criatividade pode ser encontrada nas redes sociais da empresa ou na avenida Fortunato Moreira, 247, centro de Pindamonhangaba. 

  • Marcela e Cleide são empreendedoras de modas sustentáveis e artesanais da região
  • As camisetas artesanais são confeccionadas manualmente
  • Alguns alunos recolhem as latinhas já utilizadas durante alguns eventos
  • As latinhas são amassadas pelos alunos para que eles realizem um processo cognitivo e motor