História : Pindamonhangaba no tempo das ‘jardineiras’

A notícia do surgimento de um carro para transporte coletivo em Pinda vem da década de 30 do século passado. Segundo relembra o professor Eduardo Salles, fonte viva no que se refere a fatos e fotos da Pinda de antigamente, “esse veículo foi construído ou adaptado nas oficinas dos irmãos Ciro, Romeu e Wilson Valentini”. Era uma espécie de ônibus com a frente de um caminhão, na época, carros desse tipo eram denominados “jardineiras”. Conta Eduardo Salles que “esse ônibus foi utilizado para conduzir as pessoas que trabalhavam na inesquecível Companhia Agrícola e Industrial do Dr. Cícero Prado, em Coruputuba”, e acrescenta que era dirigido por Taurino Branco de Araújo, que morreu aos 95 anos.
Em crônica publicada na Tribuna do Norte (24/3/1984), Vasco Cesar Pestana fala de uma empresa de transporte coletivo chamada Santa Luzia, que no início dos anos 50 começou a operar com vários carros (jardineiras) em Pinda. A referida empresa fazia linhas como Centro/Boa Vista, Centro/Alto do Tabaú e também Pinda/Taubaté.
Cesar Pestana cita também em seu artigo os serviços de transporte coletivo realizados pelo ‘sr. Nardelli’, que “obteve autorização da Prefeitura e com alguns ônibus manteve várias linhas dentro da cidade e uma até o Ribeirão Grande, mas motivos diversos impediram-no de continuar com o serviço”.
“Algum tempo depois, a Prefeitura colocou em circulação vários microônibus que percorriam vários bairros, tendo como ponto o estabelecimento comercial ‘Quitandinha’, na Rubião Júnior”, acrescenta o cronista.
Teberga – Transporte e Turismo
Em 1970, quando o prefeito era o Dr. Caio Gomes Figueiredo, foi inaugurado em Pindamonhangaba, no dia 24 de janeiro daquele ano, um serviço de transporte coletivo mais condizente com as carências do município. Após concorrência pública, iniciava atividades no município a Teberga – Transporte e Turismo, do empresário Francisco Teberga Alves.
Nota sobre o assunto foi publicada no jornal 7 Dias (edição de 25/1/1970) na qual informava a população que “ônibus novos, confortáveis e decorados com as cores de nossa bandeira, estavam servindo a nossa população, principalmente os moradores residentes nos bairros mais longínquos”. O jornal elogiava o responsável pela empresa pelo “moderno serviço de transporte urbano”.
Os ônibus circulares da Teberga – Transporte e Turismo percorriam os bairros mais populosos e faziam ponto na Rubião Junior (fundos da escola Dr. Alfredo Pujol). A empresa mantinha também algumas linhas deficitárias como as de Moreira César, Sapucaia e Ribeirão Grande. A TTT serviu Pindamonhangaba até 1978, quando o transporte urbano passou a ser explorado também pela Pássaro Marron, empresa que já era responsável pelo transporte intermunicipal na cidade.

Imagens: Divulgação
  • À esquerda a jardineira que fazia a linha Pinda/Moreira Cesar; à direita a que fazia Pinda/Tremembé no posto em frente ao bar ‘Quitandinha’, nas esquinas da Jorge Tibiriçá com a Rubião Júnior (local hoje ocupado por uma lanchonete)