Pindamonhangaba participa das ações de Regionalização do Turismo

Pindamonhangaba está participando das ações de regionalização do Turismo – um dos princípios da Política Nacional de Turismo (lei 11.771/2008), adotada pelo Ministério do Turismo. Ao lado de Campos do Jordão, Monteiro Lobato, São Bento do Sapucaí, São Francisco Xavier (distrito de São José dos Campos), Santo Antonio do Pinhal e Tremembé, Pindamonhangaba integra a Região Turística Mantiqueira Paulista.
Na última quarta-feira (28), os representantes de Pinda na regionalização – a diretora de Turismo da Prefeitura, Ana Lúcia Gomes Araújo, e o guia Embratur e funcionário do Departamento de Turismo, Fábio Vieira – participaram do “Fórum de Validação dos Atrativos e Apresentação da Nova Marca Promocional da Região Turística Mantiqueira Paulista”, evento realizado em São José dos Campos, no Parque Vicentina Aranha. Pinda levou, ainda os representantes do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e empresários do ramo turístico, Kelly Eugênio Mendonça Faria e Jairo Fogaça, para uma apresentação em conjunto sobre os atrativos turísticos da cidade.
A apresentação teve início com um vídeo geral sobre Pindamonhangaba e, em seguida, foram apresentados os locais turísticos da cidade. O grupo de Pinda foi aplaudido de pé pelos integrantes das outras cidades da região. “Para nós, foi muito gratificante podermos apresentar os locais turísticos de Pindamonhangaba, mesmo que não tenhamos tido tempo de entrar em detalhes. Mas a surpresa da plateia ao se deparar com toda a riqueza e potencial de Pinda nos deixou muito orgulhosos de nossa cidade”, contou o guia Fábio Vieira.
A etapa de Validação dos Atrativos é uma das últimas ações para finalização do Plano Regional de Turismo, que está sendo desenvolvido sob orientação do Senac SP. A RT Mantiqueira Paulista conta agora com uma nova marca promocional, que simboliza o que mais caracteriza cada cidade e a diversidade natural e cultural da região.
As reuniões do Plano de Regionalização do Turismo são realizadas mensalmente. A regionalização atende ao Ministério do Turismo, mas a governança é regional, tendo como Interlocutor da Regionalização e Gestor da Agência de Desenvolvimento da RT Mantiqueira Paulista, Rodrigo Ramos.
O próximo passo será a formatação de roteiros turísticos regionais. De acordo com informações do Ministério do Turismo, a regionalização do turismo trabalha sob a perspectiva de que mesmo um município que não possui uma clara vocação para o turismo – ou seja, que não recebe o turista em seu território – pode dele se beneficiar, se esse município desempenhar um papel de provedor ou fornecedor de mão-de-obra ou de produtos destinados a atender o turista. O trabalho regionalizado permite, assim, ganhos não só para o município que recebe o visitante, mas para toda a região.

  • Integrantes dos departamentos de Turismo e da iniciativa privada, da Região Turística Mantiqueira Paulista