Pindamonhangaba realiza 41° Festival de Teatro

Colaborou com o texto:
Victor Gobbo
Em breve, Pindamonhangaba realizará o mais tradicional festival de teatro da região. Do dia 7 a 17 de novembro, a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Cultura, realiza o “41º Feste (Festival Nacional de Teatro)”. O Festival teve 287 espetáculos inscritos, sendo: 158 na categoria “Adulto”, 73 na categoria “Infantil” e 56 na categoria “Rua”. No total, foram 77 cidades inscritas de 18 estados brasileiros.
Este ano, o Feste contará com seis espetáculos adultos, quatro espetáculos infantis, quatro espetáculos de rua e sete espetáculos convidados, somando 21 peças, em 9 dias de apresentações nos seguintes locais: Teatro Galpão, Parque da Cidade, Museu, CEU das Artes e Bosque da Princesa.
Além dos espetáculos, o festival também contará com palestras e workshops. Todas as apresentações são gratuitas, porém para os espetáculos no Teatro Galpão é necessário retirar o ingresso com antecedência na bilheteria do teatro.
O júri de seleção dos espetáculos foi formado por Victor Narezi, Elizete Gomes e Wangy Alves. “Mais um ano à frente da curadoria desse Festival tão importante para o cenário teatral do Brasil, é muito gratificante. É sempre desafiador e de muita responsabilidade esse lugar. Esse ano, com mais 280 inscrições, deu trabalho escolher, mas o resultado foi muito bom”, afirmou Victor Narezi, que está há 5 anos no júri de seleção. “Este ano, teremos grupos e nomes de referência nacional. Espetáculos de diferentes linguagens e gêneros. Tem comédia, teatro popular, drama, solo e teatros imagéticos potentes. Tem grupos tradicionais que já fizeram história no festival de outras edições e também grupos novos que prometem fazer história. Teatro de rua dos bons, divertidos e atrativos e infantis de muita qualidade e com temáticas fortes e importantes. Esse ano será especialmente de muito alto nível”, garantiu Narezi.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma, “o festival se destaca pela qualidade e diversidade das peças que serão apresentadas, além das parcerias com outras instituições que agregarão à programação”.
O 41º Feste é promovido anualmente pela Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Cultura, com objetivo de estimular os grupos de teatro em atividade no País, revelar novos talentos e promover o intercâmbio cultural.