Pindamonhangaba recebe teatro musical sertanejo ‘Sou Caipira, Ibirá, Póra’ da Cia Arte das Águas

Seguindo a tradição de receber grandes espetáculos de teatro e ser uma referência cultural, a cidade de Pindamonhangaba receberá nesta sexta-feira (16) o musical sertanejo “Sou Caipira, Ibirá, Póra”, da Cia Arte das Águas. O espetáculo acontecerá na Praça Sete de Setembro, às 16h30, gratuitamente, como parte da programação das Festividades de fim de ano da cidade.

O espetáculo ‘Sou Caipira, Ibirá, Póra’ é um musical brasileiro de rua que retrata o artista, assim como o universo da cultura caipira raiz do interior paulista, perpassando temas como homofobia, machismo estrutural e desvalorização da arte. O pano de fundo é a descoberta das águas milagrosas de Ibirá, com seus poderes de cura. Uma trupe de artistas chega cantando, tocando, dançando, contando, vivendo e descrevendo histórias e andanças de personagens em busca da criação.

Com direção geral de Luiz Carlos Laranjeiras, que compartilha a dramaturgia com Antonio Bucca, e direção musical de Babaya Morais, a peça visa desmistificar a visão estereotipada do interiorano – muitas vezes citado pejorativamente como jeca, matuto, vagabundo, trapaceiro –, ressaltando a sua importância para a construção da sociedade atual e reverenciando o artista do interior paulista. Propõe, portanto, o reconhecimento e a valorização das nossas raízes, do sentir-nos pertencentes a um lugar, a um povo e suas histórias.

Oficina gratuita – Junto ao espetáculo, a cidade de Pindamonhangaba também recebe a oficina gratuita “Música, Teatro e Cultura Popular”, com a Cia. Arte das Águas, um encontro de caráter prático envolvendo jogos, aquecimentos vocais, músicas, danças e teatralidade presentes em manifestações da cultura popular brasileira. A oficina acontecerá às 13 horas no Instituto Atuarte, situado à rua Guilherme Schimidt, 239 – Jd. Rosely, como parte da programação da Mostra Apresenta a Tua Arte, que acontece nos dias 16 e 17 de dezembro.

O público alvo é de interessados a partir de 13 anos e não é necessário fazer inscrição. Serão disponibilizadas 40 vagas.

  • Divulgação