Pindamonhangaba sedia “I Encontro de Conexão do Terceiro Setor do Vale do Paraíba”

Colaborou com o
texto: Victor Gobbo

O “I Encontro de Conexão do Terceiro Setor do Vale do Paraíba” acontecerá na terça-feira (28), das 9 às 16 horas, no campus da Faculdade Anhanguera. Quem apresenta o evento é o consultor e palestrante, Roberto Ravagnani, discutindo as estratégias de gestão social e do terceiro setor.
O evento será realizado em comemoração ao “Dia Nacional do Voluntariado” e promoverá a atualização de conhecimentos para o sucesso das estratégias das organizações sociais, network e um entendimento maior do papel do voluntariado na sociedade. A iniciativa é voltada para os gestores ou representantes das organizações sociais e representantes das secretarias municipais de assistência social e dos fundos de solidariedade municipais, além de representantes dos conselhos de direitos das 44 cidades do Vale do Paraíba.
A região mostra uma grande oportunidade de melhorar as atividades de atendimento ofertado pelas organizações do terceiro Setor, portanto, nada melhor que uma conversa agradável sobre voluntariado e criatividade na gestão. Dentro das organizações que fazem parte do Terceiro Setor, estão as ONGs (Organizações Não Governamentais), entidades filantrópicas, Oscips (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), organizações sem fins lucrativos e outras formas de associações civis sem fins lucrativos.
A idealização e a condução do encontro serão de Roberto Ravagnani, palestrante, jornalista, radialista, administrador de empresas, conteudista e consultor de voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário como palhaço hospitalar há 18 anos, fundador da ONG Canto Cidadão, consultor associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, para América Latina, sócio da empresa de consultoria Comunidea, sócio da consultoria 4 Genesis, curador do site varejo consciente e conselheiro diretor da Rede Filantropia. Já esteve em todos os países da América do Sul e do Norte e em todos os estados brasileiros ministrando palestras, treinamentos, seminários, congressos e consultorias para empresas, organizações sociais, governos municipais e estaduais. O “provocador” Roberto Ravagnani, tem larga experiência no assunto e não só teórica mas principalmente prática de todos os assuntos.
Para quem deseja fazer a inscrição ou saber mais informações, ligar para: 3644-5806 ou mandar e-mail para: convênios.gmc@pindamonhangaba.sp.gov.br, aos cuidados de Eliane. A faculdade fica na avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, 3.344. O evento é realizado pela Prefeitura de Pindamonhangaba e pelo Fundo Social de Solidariedade.

Programação:

9h – Abertura Oficial e apresentação de projeto de lei que cria o “Dia Municipal do Voluntariado” nesta data e outro PL que trata da introdução do tema voluntariado nas escolas municipais como matéria curricular e com carga horária mínima de discussão do assunto em sala.
9h30 – Apresentações e conexões das Organizações e secretarias presentes
10h15 – Voluntariado uma ferramenta de crescimento das organizações
11h – Criatividade para gestão
12h – Almoço
13h – Falar melhor para mostrar melhor
14h – Captar e gerar recursos
15h – Debate
16h – Encerramento