Pindamonhangaba: terra de riquezas de sabores e tradições gastronômicas

A culinária é um dos pontos fortes de Pindamonhangaba. A cidade apresenta restaurantes, cafés, lanchonetes, bares e outros locais turísticos, com os pratos mais variados e saborosos. Entre os destaques estão o pescado e a culinária rural tradicional feita e servida no fogão à lenha, mas também não devem ser esquecidos os pratos diferenciados, como a culinária vegetariana ou alemã, por exemplo.
Os principais pólos turísticos gastronômicos do município ficam localizados nas regiões rurais, como Ribeirão Grande e Piracuama, que somam sabor às paisagens naturais exuberantes, com vista para a Serra da Mantiqueira, além de outros pólos que estão iniciando seu desenvolvimento nesta área turística.
O turismo gastronômico é o turismo responsável, que valoriza a produção local, gerando renda e empregos naquela região, e ainda promovendo uma experiência gastronômica diferenciada na nossa culinária.
Com a entrada de Pindamonhangaba na faixa amarela, o setor gastronômico está sendo reaberto aos poucos, seguindo todas as regras e protocolos de higiene e segurança, colaborando assim para a retomada do desenvolvimento econômico da cidade.
A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura, por meio do Departamento de Turismo, e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), incentivam as atividades turísticas. Todas as informações sobre os atrativos turísticos de Pindamonhangaba e sobre as ações realizadas pelo Departamento de Turismo podem ser obtidas pelos telefones 3643-1761 e 3643-1424, ou pelo e-mail: turismo@pindamonhangaba.sp.gov.br.

Café Caipira

Os cafés estão se espalhando cada vez mais por diversas regiões da cidade e são uma opção diferenciada para turistas e moradores, para o início do dia ou final de tarde. Uma tendência vem sendo os grupos de ciclistas, que passeiam pelas áreas rurais da cidade e sempre fazem uma parada para “reabastecer” nestes locais, onde apreciam o melhor dos bolos, pães, cafés, sucos e outros quitutes das cozinhas mineira e caipira tradicionais.

Queijos

A cidade possui produtores de queijos que são referência no Vale do Paraíba, e proporcionam experiências culturais e gastronômicas aos consumidores.

Pesqueiros

Pinda conta com muitas opções de pesqueiros no estilo “pesque e pague” incluindo a pesca esportiva. O clima natural favorece principalmente a pescaria de trutas, tilápias, pacu entre outras espécies. Uma excelente opção para as famílias.

Cogumelos

A cidade se destaca na produção de cogumelos, utilizando manejo sustentável e orgânico. Na cidade, também é possível encontrar cursos de capacitação em fungicultura, agricultura orgânica, natural e permacultura.

Eventos

No momento, os eventos estão suspensos devido à pandemia do novo coronavírus, mas integram o calendário turístico da cidade, festas tradicionais como o Festival Tropeiro, Festival Junino e Festival da Primavera, que são prioritariamente gastronômicos e possibilitam uma experiência diferenciada em sabores e cultura aos seus visitantes.

Guias de turismo tornam as visitas mais produtivas

A profissão “Guia de Turismo” está regulamentada pela lei n° 8623, de 28 de janeiro de 1993. Este profissional qualificado e cadastrado no Ministério do Turismo (via Cadastur) é o responsável por toda viagem desde seu embarque na saída até o desembarque no retorno, aliás é o único profissional reconhecido nessa área.
Nossa cidade conta com diversos destes profissionais capacitados e saiba quem são eles acessando: www.cadasturturismo.gov.br.
Então quando estiver na cidade entre em contato com um Guia de Turismo local e o contrate pois ele apresentará a cidade orientando e apresentando seus locais, pontos turísticos, histórias e muito mais com um olhar diferenciado.

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Do pescado à cozinha rural feita no fogão à lenha, passando por pratos diferenciados da culinária vegetariana ou alemã, a gastronomia de Pinda oferece uma profusão variada de sabores - Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação