Pindamonhangaba: terra de riquezas naturais e culturais

Pindamonhangaba completa 315 anos de riquezas naturais, históricas e culturais. A cidade está se preparando para retomar as atividades turísticas, pós-pandemia do novo coronavírus e, quando os espaços estiverem novamente abertos a receberem visitantes, diversas opções de passeios podem ser encontradas na cidade.
A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura, juntamente com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) incentivam as atividades turísticas e estão buscando ações para a reabertura segura e dentro das normas sanitárias. Esse trabalho vem sendo desenvolvido de acordo com as diretrizes do Ministério do Turismo, que realiza campanhas como “Municípios Juntos pelo Turismo” e “Não Cancele, Remarque”.
Todas as informações sobre os atrativos turísticos de Pindamonhangaba e sobre as ações realizadas pelo Departamento de Turismo podem ser obtidas pelos telefones 3643-1761 e 3643-1424, ou pelo e-mail turismo@pindamonhangaba.sp.gov.br.

Nova Gokula

Em meio a uma área de preservação ambiental, aos pés da Serra da Mantiqueira, a Fazenda Nova Gokula é a maior comunidade Hare Krishna da América Latina. Cercado pelo verde das matas, o sol e as cachoeiras, o local é perfeito para quem busca tranquilidade e paz de espírito. O espaço oferece hospedagem, rica culinária lacto-vegetariana, caminhas ecológicas, terapias e retiros espirituais. O recanto natural oferece aos seus visitantes uma variedade de vivências baseadas no princípio de uma vida simples, natural e saudável.

Pico do Itapeva

O Pico do Itapeva é uma das grandes belezas naturais que fazem parte do território de Pindamonhangaba. Uma elevação rochosa de 2025 metros de altitude com uma vista incrível das cidades vizinhas, com acesso por Campos do Jordão. O local impressiona por sua magnitude e proporciona um ótimo passeio para famílias e pessoas que gostam de aventura. Em dias de boa visibilidade é possível avistar até a cúpula da Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Uma dica especial é chegar bem cedo e acompanhar o nascer do sol: é de tirar o fôlego!

Pico do Diamante

Localizado a 1870 metros de altitude, o Pico do Diamante tem vista para lindas paisagens da Serra da Mantiqueira e todo o Vale do Paraíba. O acesso de carro para a trilha que leva até o local fica próximo ao Hotel Toriba (acessível através da segunda rotatória da avenida principal de Campos do Jordão, para quem está entrando na cidade). Em frente ao hotel se inicia uma estrada de terra, à esquerda, que leva ao topo do Pico. Mas a etapa final deve ser vencida a pé pela mata. Por isso é aconselhável a contratação de um guia, porque a trilha é de nível difícil.

Mirante da Santa

O Mirante Nossa Senhora Auxiliadora, em Pindamonhangaba, fica próximo à Estação Eugênio Lefévre e proporciona uma linda paisagem com vista para a Serra da Mantiqueira e outras cidades do Vale do Paraíba. Com cerca de três metros de altura, o monumento construído sobre as pedras fica a uma altitude aproximada de 1150m e seu acesso é fácil.

Parque do Trabiju

O Parque Natural Municipal do Trabiju tem um relevante valor histórico e é um verdadeiro santuário ecológico. Nele está o riacho que possibilitou a instalação do primeiro serviço de abastecimento de água encanada em Pindamonhangaba.

Ribeirão Grande e Piracuama

Os rios dão nome a duas regiões de Pindamonhangaba com o maior potencial turístico por si sós e somados à rica natureza do entorno, além de atrativos como restaurantes e outros.
No Piracuama, destaque para o Parque Reino das Águas Claras, construído em 1972 e decorado com figuras dos personagens de Monteiro Lobato. Conta com uma área de apoio para piqueniques, guarda-volumes e sanitários, em uma área verde de mais de 20 mil m².

Guias de turismo tornam as visitas mais produtivas:
A profissão Guia de Turismo está regulamentada pela lei n° 8623, de 28 de janeiro de 1993. Este profissional qualificado e cadastrado no Ministério do Turismo (via Cadastur) é o responsável por toda viagem desde seu embarque na saída até o desembarque no retorno, aliás é o único profissional reconhecido nessa área.
Nossa cidade conta com diversos destes profissionais capacitados e saiba quem são eles acessando: www.cadasturturismo.gov.br.
Então quando estiver na cidade entre em contato com um Guia de Turismo local e o contrate pois ele apresentará a cidade orientando e apresentando seus locais, pontos turísticos, histórias e muito mais com um olhar diferenciado.

 

  • Pico do Diamante - Créditos da imagem: Divulgação
  • Pico do Itapeva - Créditos da imagem: Divulgação
  • Ribeirão Grande e Piracuama - Créditos da imagem: Divulgação
  • Mirante da Santa - Créditos da imagem: Divulgação
  • Parque do Trabiju - Créditos da imagem: Divulgação