Pista molhada exige mais atenção dos motoristas no Anel Viário

Dirigir na chuva exige atenção redobrada dos motoristas. A falta de atenção de quem está atrás do volante pode ocasionar acidentes e risco à segurança no trânsito. Com a pista molhada, a aderência dos pneus ao solo diminui, afetando a estabilidade do veículo, que aliado ao volume da chuva reduz a visibilidade do motorista.
Neste mês de fevereiro, com as chuvas constantes, o Departamento de Trânsito da Prefeitura alerta quanto à atenção necessária para os motoristas que utilizarem a Av. Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin (trecho do Anel Viário entre a rotatória do Quatro Milha e o Parque da Cidade). Em apenas oito dias de chuva forte, foram registrados três acidentes de trânsito no mesmo trecho, ocasionando colisão e queda de poste de energia.
“Em certas ocorrências, eventualmente por imprudência dentre outras coisas, a perda da visibilidade é um fator adverso que por fim vem gerar acidentes o que têm sido recorrentes em vias em que a velocidade é maior, como por exemplo no Anel Viário”, afirmou o secretário adjunto de Segurança, José Vidal França Filho.
Segundo ele, a Prefeitura recebeu solicitações de munícipes indicando a instalação de dispositivos de segurança na pista, entretanto resoluções do Contran e o próprio Código de Trânsito (Lei nº 9.503) não permitem em muitos casos esse tipo de interferência. “Dessa forma, cabe ao motorista a prudência para dirigir com a pista molhada”.

Especialistas de trânsito indicam oito ações importantes para uma direção segura em dias de chuva.
Confira:

1. Mantenha uma distância segura do veículo à frente.
2. Utilize faróis baixos quando estiver dirigindo na chuva.
3. Reduza a velocidade gradualmente.
4. Evite as ultrapassagens.
5. Em caso de aquaplanagem: mantenha o volante em linha reta e tire o pé do acelerador, sem acionar os freios.
6. Tenha cuidado em trechos alagados, analise a situação e se preferir passar utilize a primeira marcha e rotação alta. Cuidado para não afogar o motor.
7. Procure locais seguros para parar – evite parar em acostamento.
8. Atente à manutenção preventiva do veículo para preservar a segurança e o desempenho em situações adversas.
Compartilhe essa informação com seus amigos e colabore na construção de um trânsito mais seguro!

  • Créditos da imagem: Divulgação