Plano Diretor de Turismo é apresentado em audiência pública

O Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina recebeu, na noite de terça-feira (13), um evento muito importante para o futuro do turismo em Pindamonhangaba: a audiência pública do Plano Diretor de Turismo. Iniciativa da Prefeitura Municipal, o trabalho foi realizado por um grupo de 31 colaboradores, sob orientação do Senac e apoio do Comtur (Conselho Municipal de Turismo).
No total, foram nove semanas para a finalização do Plano Diretor de Turismo, que resultou em 493 páginas. A apresentação do Plano foi realizada pelos integrantes do grupo, José Carlos Gonçalves e Jairo Fogaça. “Procuramos seguir ao máximo os critérios técnicos para a formação deste plano, que está sujeito a modificações e acréscimos com o passar do tempo”, explicou Jairo Fogaça.
Entre os itens apresentados, a identificação dos pontos fortes do município para o desenvolvimento turístico, como localização, facilidade de acesso, gastronomia variada, entre outros, além de diretrizes estratégicas a serem colocadas em prática em curto, médio e longo prazo.
A audiência pública, inclusive, foi a oportunidade para que membros da sociedade civil colaborassem com sugestões e considerações. “Com o plano, podemos pleitear que Pindamonhangaba seja um MIT – Município de Interesse Turístico e esse é um degrau para que a cidade chegue a ser uma Estância Turística. O MIT já é um grande avanço, pois por meio dele temos acesso a verbas estaduais e federais, e a cada três anos o plano diretor tem que ser reavaliado, para que a cidade continue sendo um MIT, e isso assegura o compromisso que o município tem em seguir o que está planejado”, explicou José Carlos Gonçalves.
Desenvolvimento
turístico
Compuseram a mesa de autoridades a presidente do Fundo Social de Solidariedade, e primeira-dama Cláudia Vieira Domingues, o secretário de Gabinete Fabiano Vanone – que representou o prefeito Isael Domingues, na ocasião em Brasília -, o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Marcelo Martuscelli, e a vereadora e servidora municipal, Gislene Cardoso.
Para a diretora do Departamento de Turismo, Ana Lúcia Gomes de Araújo, a realização da audiência pública é motivo de orgulho e emoção. “Essa foi uma noite de emoção, pois vemos que estamos a um passo de realizar um sonho de anos, que é o desenvolvimento do turismo de nossa cidade. Nossos agradecimentos ao prefeito Isael Domingues, pelo seu olhar voltado ao turismo, entendendo a importância deste desenvolvimento. O prefeito abraçou esse projeto e possibilitou o trabalho de todo este grupo de colaboradores”, destacou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Martuscelli, lembrou que este é apenas o início de um grande trabalho. “A formatação do Plano Diretor de Turismo é o começo de um trabalho para que Pindamonhangaba seja valorizada e reconhecida por todo o seu potencial turístico. Agradecemos ao prefeito Isael Domingues que foi fundamental para que esses primeiros passos sejam concretizados e a cada pessoa que colaborou tanto para a base do turismo quanto para as realizações que começamos a vislumbrar nessa audiência pública”, enfatizou.
O Plano Diretor de Turismo pode ser conferido, na íntegra, no site da Prefeitura www.pindamonhangaba.sp.gov.br

  • Grande público compareceu à audiência pública