Plano São Paulo”: Governo Estadual define funcionamento dos PATs

A secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Governo do Estado de São Paulo) definiu o funcionamento dos PATs (Postos de Atendimento ao Trabalhador) de acordo com as fases do “Plano São Paulo”. Nas regiões que estão na fase vermelha o atendimento presencial está suspenso e deverá ser feito por meio de canais online. Já nos municípios classificados na fase laranja, as unidades funcionam de segunda a sexta-feira, mediante agendamento e seguindo os protocolos do ‘Plano SP’. A medida tem como objetivo evitar aglomerações e a disseminação da doença.
Os serviços de pedido de seguro-desemprego; Carteira de Trabalho e Previdência Social e de intermediação de mão de obra estão disponíveis por meio do site www.gov.br/trabalho e dos aplicativos Sine Fácil e CTPS Digital.
O agendamento pode ser realizado pelo ‘Agenda SP’ no site http://pat.agendasp.sp.gov.br/eagenda.web/PAT.

O cidadão também conta com canais para suporte e dúvidas disponibilizados pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, na página http://trabalho.gov.br/contato, e-mail: trabalho.sp@mte.gov.br, telefone: 158, e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico no e-mail: suporte.sd@sde.sp.gov.br.

Carteira de Trabalho Digital
A Carteira de Trabalho e Previdência Social agora é digital, facilitando a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Na hora da contratação basta informar o número do CPF e todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo.
Acesse https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-a-carteira-de-trabalho ou utilize APP Carteira de Trabalho Digital.

Seguro-desemprego
O Seguro-desemprego é um benefício concedido ao trabalhador dispensado involuntariamente. Para solicitá-lo, acesse ou o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Nestes canais também é possível fazer o acompanhamento da solicitação e entrar com recurso, caso seu benefício tenha sido negado.

  • Créditos da imagem: Divulgação