Plantio de Árvores marca comemoração do “Dia do Meio Ambiente”

As obras na praça ao lado da rua 7 de Setembro, no centro da cidade, seguem a todo vapor e, nessa terça-feira, 5 de junho, “Dia Mundial do Meio Ambiente”, foi iniciado o plantio das árvores que irão embelezar toda aquela área.
Para marcar este momento, a prefeitura convidou as crianças participantes do projeto “Ecologistas do Futuro”, realizado pela Casa Verde, na Vila São Benedito. Na oportunidade, os alunos puderam por a “mão na massa”, auxiliando no plantio das primeiras árvores, além de aprenderem a parte teórica sobre o plantio e a importância do projeto paisagístico. “As primeiras árvores foram plantadas na área onde será o estacionamento, por isso, escolhemos árvores da espécie acácia amarela, de médio porte, que darão sombra para os veículos e produzirão flores que embelezarão o local”, explicou o diretor do Departamento de Meio Ambiente, prof. Fred Gama.
No total, a praça receberá 53 árvores de 16 espécies diferentes. As características de cada espécie foram levadas em consideração para a formação do jardim, além de priorizar espécies nativas da região e da flora nacional. “Estaremos utilizando a concepção de floresta urbana integrando a arborização entre os elementos que compõem o espaço urbano, portanto, convertendo a praça em um ecossistema natural e socialmente integrado”, ressaltou o diretor Fred.
De acordo com a secretária de Infraestrutura e Urbanismo da Prefeitura, Marcela Franco, é importante pensar também em espécies que não possuam o geotropismo negativo, ou seja, a raiz exposta. “As árvores que foram retiradas estavam infiltrando no asfalto e como optamos por um piso intertravado, que é permeável, essas raízes ganhariam ainda mais força e acabariam gerando transtornos, até mesmo para a acessibilidade, então optamos pelo plantio de plantas adequadas para o local”, explicou.
O prefeito Isael Domingues participou do plantio das primeiras árvores, ao lado das crianças. “Revitalizar essa área sempre foi um sonho, o centro da cidade merece esse cuidado. E o mais importante é que tudo está sendo feito gerando economia para os cofres públicos, por meio de doações da iniciativa privada”, destacou.
O plantio contou, ainda, com a presença do presidente da Câmara, Carlos Moura “Magrão” e do secretário de Meio Ambiente, Habitação e Regularização Fundiária, Marcos Vinícius Faria Carvalho.