Registro Cultural : Plenária da APL teve homenagens e posse de acadêmico

Na noite de sexta-feira (26), no Palacete Tiradentes (Praça Barão do Rio Branco, 22) – sala da Corporação Musical Euterpe, aconteceu a sessão plenária solene da APL – Academia Pindamonhangabense de Letras referente ao mês de maio. Premiação, palestras, posse de novo acadêmico e apresentação musical marcaram o evento.

A acadêmica Rhosana Dalle premiando um dos aluninhos da Oficina de Arte

Juó Bananéri

Alexandre Ribeiro Marcondes Machado, o pindamonhangabense que se destacou nas lides literárias sob o pseudônimo Juó Bananéri (João Bananeiro), patrono da cadeira nº 1 da APL, e que no último 11 de maio foram comemorados 125 anos de seu nascimento, foi lembrado em palestra pela presidente da academia, Bete Guimarães.
Compuseram a mesa dos trabalhos de mais uma plenária solene da APL: presidente Bete Guimarães; vice – Edmar de Souza; acadêmico que tomou posse, Dr. Paulo de Andrade; acadêmica arte-educadora – Neila Cardoso.

Imagens: Divulgação
  • Homenagem às mães: Homenagens às mamães, data maior do mês de maio, foram feitas com a premiação às crianças da Oficina de Arte, alunos da professora e também acadêmica Neila Cardoso, que haviam feito trabalhos (desenhos) sobre o tema ‘Mãe’. Em outra homenagem relacionada ao mesmo tema, a presidente da Academia de Letras, Bete Guimarães, procedeu a leitura de poemas dedicados às mães, trabalhos literários estes de autoria de mulheres que se encontram em período de cumprimento de pena no Presídio Feminino de Tremembé.
  • Novo acadêmico Com as solenidades de posse, a APL recebeu em seu quadro de Membros Honorários, o advogado, grande conhecedor da história de Pindamonhangaba, Dr. Paulo de Andrade para ocupar a cadeira nº 8H, que tem como patrono o jornalista José Fonseca Marcondes, o Jota Marcondes.
  • Coube a alunos da Fasc- Faculdade Santa Cecília animar a noite no velho palacete do Largo São José