PM e moradores do Jardim Yassuda implantam Vizinhança Solidária

A Polícia Militar de Pindamonhangaba e a Associação dos Moradores do Bairro Jardim Yassuda estão implantando o programa Vizinhança Solidária. O projeto foi apresentado pelo comandante da Companhia PM, capitão Ricardo Prolunganti, no início de outubro, quando moradores do bairro pediram apoio da polícia para combater os furto em residências.
Após conhecer o programa, a comissão levou a ideia para os demais moradores do bairro, que aderiram maciçamente ao programa. Dia 26 de outubro, o capitão Prolungati esteve no bairro e, após realizar uma apresentação do trabalho da PM e mostrar o atual cenário da segurança no município, detalhou as informações sobre o programa.
Vizinhança Solidária
O programa é uma iniciativa criada pela Polícia Militar e visa diminuir criminalidade com o apoio direto dos moradores agindo de forma integrada com a comunidade promovendo a interação e investindo na prevenção primária, onde cada cidadão também fiscaliza a segurança, visando inibir ação do marginal.
O objetivo é reduzir a intolerância social que predomina nas cidades, aproximando os vizinhos um dos outros e por consequência resgatar a sensação de segurança por meio de posturas preventivas individuais e coletivas. O programa visa ainda minimizar a indiferença entre as pessoas e estimular mudanças de comportamento dos integrantes do bairro, buscando a conscientização de que a solidariedade entre vizinhos, em termos de segurança, é uma ferramenta facilitadora do Policiamento Preventivo, objetivando reduzir os indicadores criminais.
“Obrigado pela oportunidade de poder discutir e debater segurança e também ouvir sugestões e demandas locais. A Polícia Militar sente-se extremamente feliz pela mobilização dos moradores em prol da melhoria da segurança. Parabéns pela iniciativa, participação e união dos moradores do bairro”, afirmou o capitão.
Com a adesão e efetivação do cadastro dos moradores novo encontro com a Polícia Militar deverá acontecer em novembro, para a entrega das placas de identificação do programa.

Associação de Moradores

Os moradores do bairro estão finalizando o processo de regularização da Amojy – Associação de Moradores do Jardim Yassuda. O assunto foi abordado no último encontro e, com a regularização da associação, o bairro terá melhor representatividade para pleitear as melhorias.
“Está sendo muito bom para nós, pois muitos moradores não conheciam seus vizinhos. Nestes encontros discutimos melhorias e ao final da reunião confraternizamos com pratos de salgado, café e suco”, afirmou a líder de bairro, Vanessa de Biasi.
Morador do Yassuda desde 2002, Alexandre Pió afirmou que hoje o bairro tem um grupo de whatsapp específico para conversar sobre segurança. “Qualquer atitude suspeita imediatamente todos se comunicam e agora com o apoio mais próximo da Polícia Militar a sensação de segurança aumentou sensivelmente”.
O próximo encontro acontecerá em novembro, quando os moradores receberão a placa de identificação do projeto, que será instalada na frente de cada residência.

Imagens: Divulgação
  • Programa visa diminuir criminalidade com o apoio direto dos moradores
  • Capitão Prolungati detalhou as informações sobre o programa aos moradores