“Pobre Paga Mais” chega a Pinda e alerta sobre alta taxa de impostos

A 2ª edição da campanha “Pobre Paga Mais” faz um novo convite para a reflexão quanto ao porquê da alta taxa de impostos para menores rendas e o maior peso dos tributos sobre itens de consumo básico. A reedição da campanha é uma iniciativa dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de SP. Em Pindamonhangaba já é possível ver quatro outdoors que procuram chamar atenção sobre essas desigualdades. Informações detalhadas podem ser encontradas emwww.pobrepagamais.com.br
O foco da ação em 2017 será a comparação das altas cargas de impostos sobre o consumo (indiretos e regressivos) enquanto a lógica é outra para grandes riquezas e patrimônios. No estado de São Paulo roupas ou até mesmo refeições fora de casa, são tributados em alíquotas que podem variar de 12 a 18%, enquanto a tributação em grandes heranças é fixa, de apenas 4%.
Além das diferenças dos impostos entre o consumo cotidiano e dos grandes patrimônios, outro tema de debate será a questão da essencialidade dos tributos, ou seja, por quê alguns itens são considerados supérfluos, e outros não. De acordo com a constituição, tributos para itens de consumo básico devem ser menores, justamente para facilitar o acesso da população.
No entanto, isso não acontece no estado de São Paulo. Aqui esses itens são sujeitos ao ICMS maior do que aqueles que somente os cidadãos de alta renda têm acesso. Para se ter uma ideia do tamanho da injustiça, um exemplo é a internet, serviço essencial no dia a dia, que é tributada em 25%, mesma faixa de itens de luxo como taco de golfe, raquete de tênis, aparelhos de sauna, entre outros.
Em Pinda, os outdoors da campanha estão localizados na Av. Nossa Senhora do Nom Sucesso, próximo ao Colonial Plaza Hotel; em frente ao Condomínio Village Paineiras; próximo à Fatec e na Rua Prudente de Moraes, no centro.