Polícia Militar entrega 314 motocicletas à Rocam

O governador Geraldo Alckmin participou, na semana passada, da formatura da Polícia Militar que recebeu um reforço de 2.198 novos policiais. Na cerimônia, 314 novas motocicletas foram entregues, durante solenidade no Sambódromo do Anhembi, na zona norte da Capital. Os soldados intensificarão o patrulhamento preventivo e ostensivo nas ruas dos municípios do litoral durante a Operação Verão.
“Hoje é um grande dia para a segurança pública de São Paulo. A formatura de 2.198 soldados, que passaram num concurso dificílimo, com 41 mil inscritos. Fizeram um ano de estudos de preparação de soldados e hoje, depois da formatura, já vão imediatamente para o trabalho, para reforçar a segurança no Estado”, comentou Alckmin sobre os novos policiais.
Os novos soldados foram selecionados em um concurso que contou com 41.428 inscritos para 2.198 vagas – uma média de aproximadamente 19 candidatos por cargo.
Os novos soldados, de imediato, atuarão nos municípios do litoral paulista, onde participarão da Operação Verão. Em março, ocorre, efetivamente, sua distribuição por todo o Estado de São Paulo.
Os recém-formados – 1.898 homens e 300 mulheres – passaram por cerca de um ano de curso na Escola Superior de Soldados (ESSd). O curso teve 1.516 horas de aulas, com 49 disciplinas dos módulos básico e específico.
Entre as disciplinas, os alunos da Escola Superior de Soldados estudaram Direitos Humanos, criminalística, tiro defensivo pela preservação da vida, defesa pessoal, inteligência policial, entre outras.
O paraninfo da turma é o jornalista Reinaldo Azevedo e Silva e o patrono é o brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar.

Novas motocicletas

A PM recebeu 314 novas motos, marca Yamaha, modelo XT 660 cilindradas. O investimento foi de R$ 11,4 milhões (R$ 36,5 mil cada), advindo do Fundo de Incentivo à Segurança Pública (Fisp).
“O trabalho de pilotar a moto e policiar é extremamente eficaz nas grandes cidades onde o transito é muito ruim. O policiamento com moto é muito eficiente”, destacou Alckmin.
Serão destinadas 99 para o Comando de Policiamento de Choque (CPChq), 174 para o Comando de Policiamento de Trânsito da Capital (CPTRan), 14 para o Batalhão de Operações Especiais de Polícia (Baep) da região da Baixada Santista e 22 para o Baep de Campinas, além de mais cinco para a região central da Capital.

Concursos e reforço policial

Estão em andamento dois concursos para a Polícia Militar, sendo 131 vagas para aluno-oficial e 2.293 soldados de 2ª classe. Há mais 2.952 policiais militares em formação nas academias da PM.
Além dos formandos, somente neste ano, o Estado de São Paulo ganhou 2.808 soldados, que reforçam as ruas paulistas. Desde 2011, foram contratados 21.590 policiais militares.

Imagens: Alexandre Carvalho A2
  • O curso teve 1.516 horas de aulas, com 49 disciplinas dos módulos básico e específico