Polícia Militar reúne-se com tutores do “Programa Vizinhança Solidária”

A Polícia Militar de Pindamonhangaba reuniu-se no último dia 13 com os tutores do PVS (Programa Vizinhança Solidária) para novas orientações e avaliação da ação dos participantes do programa. Atualmente o programa está implantado em 13 bairros da cidade e aguarda a adesão dos moradores de três bairros para concluir a implantação.
O encontro foi conduzido pela Comandante PM, capitã Lucimeire Jerônymo, que orientou os tutores sobre novos procedimentos e relatou exemplos de boas ações que evitaram a prática de crime por elementos suspeitos nos bairros onde o programa funciona.
“A vizinhança unida é uma barreira grande para evitar ação do bandido. Qualquer atitude suspeita não devemos hesitar em acionar o grupo de whatasap, relatar a ocorrência para todos os moradores do bairro, acionar 190 e comunicar no grupo dos tutores, relatar características, enviar imagens e informações para que os policiais possam trabalhar na identificação do criminoso” afirmou a capitã Lucimeire.
Em casos mais avançado, a orientação da PM é para que a vizinhança mostre-se atenta, acenda as luzes, utilize apitaço.
Os tutores do programa esclareceram as dúvidas e demonstraram satisfação com o resultado do programa. Jorge Luiz Santos Bento, morador do Campo Belo, veio do Rio de Janeiro e está ha pouco tempo na cidade. “Achei muito interessante e já percebi que realmente o programa inibe a criminalidade”.
“Nós do Santa Luzia estamos implantando agora o programa mas já percebemos que o comportamento dos moradores mudou. Tem vizinho que nem conhecia o morador do lado da sua casa, isso não é bom. Agora com o programa a comunicação e a vigilância dos moradores melhoraram muito”, afirmou Daniel Alexandre Montano.
O bairro Jardim Yassuda aderiu o programa há três anos e desde então nenhuma ocorrência de maior gravidade foi registrada. “Nosso bairro não é tão grande, mas sofreu muito com furtos à residência mas agora o índice de ocorrência é praticamente zero. Os moradores sentem-se seguros mesmo quando estão ausentes de sua casa”, afirmou o tutor Alexandre Costa.

Como participar?
O PVS tem o intuito de resgatar a percepção de segurança na sua região, vizinhos (dentre eles um tutor) aproximam-se um dos outros, afastando a indiferença para com o próximo. Tutor é o cidadão local, líder comunitário na vizinhança solidária, que será instruído pela PM acerca de prevenção primária entre outras ações. O tutor participará das reuniões do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança).
O programa é de adesão voluntária e a comunidade deve procurar a Cia. PM mais próxima, por meio do Conseg ou de outra associação.

  • Programa, que atua hoje em 13 bairros da cidade, conseguiu reduzir índices de ocorrências - Créditos: Divulgação