Ponto de entrega de entulho e resíduos será inaugurado em Pinda

Pindamonhangaba está criando seu primeiro PEV “Ponto de Entrega Voluntária” no bairro Liberdade, em Moreira César. A inauguração será nesta sexta-feira (21), às 15 horas.
O intuito do PEV é ser um local para o descarte correto de materiais inservíveis, como entulho de construção, restos de poda, móveis e equipamentos domésticos, além de pilhas, baterias, lâmpadas e óleo de cozinha, que serão direcionados para a reciclagem.
O espaço está sendo construído na avenida Joaquim Garcia de Paula, na extensão da Escola Municipal “José Gonçalves da Silva – Seu Juquinha” e da creche do Liberdade. De acordo com o subprefeito de Moreira César, Nilson Luís de Paula Santos, este primeiro PEV é um projeto piloto, que visa conscientizar a população sobre os locais adequados para o descarte de lixo e entulhos. Serão quatro caçambas a cada mês, com a presença de um funcionário para auxiliar os munícipes. O Ponto de Entrega será realizado em parceria com a Coletora Pioneira.
“O PEV é uma área pública instalada em local adequado, cuidadosamente escolhido para receber resíduos de pequenos geradores. O volume máximo de cada entrega é de um metro cúbico, equivalente a um porta malas de carro de passeio ou a caçamba de um utilitário pequeno”, explicou o subprefeito.
O prefeito Isael Domingues lembra que o PEV é o primeiro passo para resolver o problema do descarte incorreto de resíduos. “Este é o primeiro de muitos outros PEVs que serão instalados em diversos pontos da cidade. Em breve, vamos lançar também o projeto Cidade Limpa, sempre contando com a colaboração e participação da população, mas a Prefeitura está dando este primeiro passo, que é montar um lugar ideal para as pessoas descartarem os resíduos”, afirmou o prefeito.
O que o PEV recebe?
O local receberá: sobras de construção, reforma ou demolição; tábuas, tijolos, frações, tubulações, pisos e materiais de acabamento; móveis e equipamentos domésticos: sofás, cadeiras, geladeiras, armários (desmontados); sobras de podas de jardim; madeiras; pilhas e baterias; óleo de cozinha usado; lâmpadas fluorescentes inteiras (até 4 por entrega) e pneus (até 4 por entrega).
O PEV não receberá: lixo orgânico, animais mortos, materiais recicláveis, lixo hospitalar, volumes acima de 1m³.

  • O intuito dos postos de entrega voluntária é ser um local para o descarte correto de materiais inservíveis