Editorial : Ponto de Entrega Voluntária

Mais uma daquelas boas notícias para a Pindamonhangaba: o município está criando o primeiro PEV (Ponto de Entrega Voluntária), no bairro Liberdade, em Moreira César.

O PEV é uma área pública instalada em local adequado, estrategicamente escolhido, para receber resíduos de pequenos geradores. O volume máximo de cada entrega é de um metro cúbico, equivalente a um porta-malas de carro de passeio ou a caçamba de um utilitário pequeno.

Essa explicação se faz necessária para que as pessoas se conscientizem e entendam que o PEV não recebe lixo orgânico, animais mortos e lixo hospitalar, por exemplo; mas sim, materiais inservíveis, como entulho de construção, restos de poda, móveis e equipamentos domésticos, além de pilhas, baterias, lâmpadas e óleo de cozinha, que serão direcionados para a reciclagem.

Este é o primeiro PEV do município, por isso, ele funcionará como um projeto piloto – que busca, sobretudo, conscientizar a população sobre os locais adequados para o descarte de lixo e de entulhos. A proposta da prefeitura é instalar mais três locais como este na cidade.

Que os munícipes possam exercer sua cidadania e seu papel fundamental de zelar pelo que é público, respeitando as regras e contribuindo para a ordem do novo espaço!