Pontos culturais de Campos do Jordão participam da “13ª Primavera dos Museus”

A partir dessa segunda-feira (23), o Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro realizam mais uma edição da “Primavera dos Museus” em Campos do Jordão. Dentre as atividades programadas para o público estão explorar os bastidores dos equipamentos culturais, um espetáculo de dança contemporânea e um concerto com as Meninas Cantoras de Campos do Jordão.
Até 26 de setembro, das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30, o visitante poderá conhecer a rotina interna, bastidores, ações técnicas e administrativas e o plano museológico pela atividade Museus por Dentro, por Dentro dos Museus. A cada dia uma área será exibida aos participantes, que poderão interagir com as demandas e, assim, compreender como tudo se faz dentro dos espaços. Pequenas apresentações, rodas de conversa e tarefas práticas serão o caminho para as descobertas. As vagas para a ação são limitadas.
O encanto da dança promete envolver o público no espetáculo Felícia, de dança contemporânea. O evento será no sábado (28), às 20 horas. Produzido pelo Grupo OlhArte, dirigido por Eliane Humberg, e em parceria com a Acam Portinari, a apresentação é inédita e revelará movimentos desenvolvidos a partir dos estudos das esculturas da artista Felícia Leirner, aliados aos acordes das composições do maestro Claudio Santoro. “Esse espetáculo foi exclusivamente pensando na beleza e harmonização desses dois magníficos equipamentos culturais, trazendo luz à grandiosidade dos patronos. Um “presente” muito especial para o público prestigiar e, certamente, se encantar”, destaca Marina Falsetti, gerente dos equipamentos.
Domingo (29), também será dia de música no Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro com o Concerto de Primavera das Meninas Cantoras de Campos do Jordão. Para a chegada da estação, as jovens cantoras preparam um concerto especial sob a direção artística da mezzo soprano Mére Oliveira e do pianista Fábio Fagundes. Elas interpretarão um repertório variado, contemplando desde o Hino Nacional Brasileiro, até cânones tradicionais, canções do folclore africano e obras de repertório clássico, como Chiquinha Gonzaga.
A “Primavera dos Museus” é um evento proposto pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e todos os equipamentos geridos pela Acam Portinari – Museu Casa de Portinari, Museu Índia Vanuíre e Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro – participam da iniciativa.