População aprende a utilizar a bertalha em busca da alimentação saudável

No dia 14 de novembro, o Cepic (Centro de Práticas Integrativas e Complementares) realizou o Rosa (Roda de Saberes) sobre a bertalha. O intuito é ensinar a população a usar plantas não convencionais em busca de uma alimentação mais saudável.
O encontro é realizado todos os meses com diferentes plantas em que as pessoas presentes aprendem como identificar, cultivar, suas propriedades e até mesmo receitas.
Segundo informações do Cepic, a bertalha é uma planta de cultivo no verão, por isso, pode substituir o espinafre que é uma planta do inverno, possuindo propriedades muito mais ricas como vitaminas A, B e C, além de cálcio, fósforo e ferro.
Os participantes puderam provas as folhas da bertalha que pode ser consumida crua, em sucos verdes, massas, ensopados, bolinhos, suflês, cremes, entre outros. A receita experimentada foi o bolinho de bertalha assado, aprovado por todos os presentes, que também puderam levar para casa mudas da espécie com todas as instruções para o cultivo.
A agrônoma Cristina Castro comenta que nada impede de toda a população de ter uma alimentação saudável, criando a sua própria horta e conhecendo melhor as plantas tradicionais da sua região, pois todo o país é rico em vegetação e nós devemos valorizá-la. “A importância de se ter uma alimentação mais saudável é justamente você olhar para o seu organismo e ver o que você está colocando dentro de você. As Pancs, que são as plantas alimentícias não convencionais, vêm nesse contexto. Na verdade elas são plantas tradicionais conhecida dos nossos avós e nossos pais que se alimentavam, mas acabaram caindo no desuso com a globalização e a vida corrida. As pessoas compram tudo pronto. E nós estamos adoecendo justamente por causa dessa alimentação, não saudável. Então estamos em uma campanha que é “coma comida de verdade”, não precisa ser Panc, mas se conseguir melhor ainda pois elas são muito ricas nutricionalmente”, explicou.

  • Os presentes ganharam mudas de bertalhas e aprenderam a melhor maneira de cultivar a planta