População do Ribeirão Grande participa de “Mobilização de Educação Ambiental”

Os moradores do bairro Ribeirão Grande participaram, no último fim de semana (dias 18 e 19) da Primeira Mobilização de Educação Ambiental. A programação aconteceu, no sábado, no Centro Comunitário Mozart do Rosário; e no domingo, no Espaço Cultural e Restaurante Confraria Vegana, dentro da Fazenda Nova Gokula.
No primeiro dia de programação, as ações, promovidas pelo grupo “Mater de Ação de Fauna”, foram realizadas durante todo o dia, com exposições, palestras, vacinação e castração de animais domésticos, e distribuição de mudas de árvores.
As crianças tiveram uma programação especial, com apresentação de filmes, atrações culturais, contaçõa de histórias e oficinas de arte.
Participaram das ações representantes da Polícia Ambiental, do Departamento de Meio Ambiente e Secretaria de Educação da Prefeitura e especialistas da área ambiental.
O evento seguiu no domingo (19), em Nova Gokula. O lema “Lugar de animal silvestre é na natureza” foi a base para as diversas atividades que aconteceram no local.
Além de palestras e rodas de conversa, quem esteve na fazenda participou de uma caminhada ecológica, plantio de mudas nativas com bolinhas de barro, soltura de animais silvestres e observação de aves.
O encerramento da Mobilização contou com recital temático, presença da escritora e declamadora da Academia Pindamonhangabense de Letras Rhosana Dalle e um “Almoço Consciente” na Confraria Vegana.
A Fazenda Nova Gokula é um santuário natural que fica no bairro Ribeirão Grande e abriga a maior comunidade de devotos da filosofia Hare Krishna da América do Sul. O local oferece aos seus visitantes uma variedade de experiências baseadas no princípio de uma vida simples, natural e saudável e também uma área de preservação ambiental com riquíssima biodiversidade.
A comunidade foi criada em 1978 com o intuito de desenvolver a prática de vida simples e pensamento elevado.
Na Fazenda, existe uma Área de Soltura de Animais Silvestres, credenciada pelo Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais.

  • Escritora Eva Andrade: “Conhecimento e ação foram o carro-chefe.”
  • Na foto, o prefeito Isael Domingues; a tenente PM Francine Vaz (Batalhão de Polícia Ambiental de Taubaté); Robson Luis Costa (coordenador da Área de Soltura de Nova Gokula); Eva Andrade (professora e escritora) e Luciana Amadei (gestora da Escola Municipal do Ribeirão Grande)
  • Plantio de mudas nativas foi uma das atividades
  • Peça fundamental na educação ambiental, as crianças participaram de diversas atividades direcionadas
  • Cerca de 200 pessoas participaram dos dois dias de evento